Jogo e letramento: crianças de 6 anos no ensino fundamental

Autores

  • Tizuko Morchida Kishimoto Universidade de São Paulo
  • Mônica Appezzato Pinazza Universidade de São Paulo
  • Rosana de Fátima Cardoso Morgado Universidade de São Paulo
  • Kamila Rumi Toyofuki Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100012

Palavras-chave:

Jogo, Letramento, Ensino fundamental de nove anos, Políticas públicas, Currículo

Resumo

Discute-se uma prática curricular em que se alia o jogo ao processo de letramento no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos da Escola de Aplicação da USP. A análise do currículo assentado no lúdico como atividade importante para o letramento pode representar a possibilidade de integração de crianças de 6 anos e a superação dos desalinhos curriculares no âmbito da política pública de ampliação do ensino fundamental. A investigação, de caráter qualitativo, pautou-se em dados do acompanhamento das cinco turmas de primeiro ano do ensino fundamental de nove anos do período de 2006 a 2010, com análise do plano de ensino, registros de desempenho das crianças, entrevistas com pais, depoimentos orais de crianças, registros da professora e relatórios da brinquedoteca. Os dados indicam que o currículo implementado, em seus aspectos estruturais e pedagógicos, atende as necessidades das crianças, ajusta-se às concepções de atividade, mediações e uso de jogos imaginários com apoio de signos e artefatos. Constatou-se que as mediações são mais adequadas quando há dois docentes para desenvolver atividades relacionadas à pedagogia de jogos destinados ao letramento. No plano das políticas públicas, a implementação dessa prática exigirá atenção para os aspectos estruturais e pedagógicos.

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Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Jogo e letramento: crianças de 6 anos no ensino fundamental . (2011). Educação E Pesquisa, 37(1), 191-210. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100012