O portefólio na formação e avaliação profissional de professores

  • João Silva Universidade de Évora
  • Nicole Rebelo Universidade de Évora
  • Patrícia Mendes Universidade de Évora
  • Adelinda Candeias Universidade de Évora
Palavras-chave: Portefólio, Aprendizagem, Desenvolvimento, Competências, Avaliação de professores

Resumo

A área da avaliação e formação de professores está em constante renovação, incapaz de abarcar todos os conteúdos relevantes de um modo completo, deixando (in)satisfeitos avaliados e avaliadores (ou seja, os docentes). Sendo uma área bastante complexa, o método de avaliação por portefólios tem assumido uma importância vital nos últimos anos, tido como uma ferramenta que possibilita a avaliação de vários domínios. Para além disso, permite o acompanhamento da evolução do desenvolvimento pessoal e profissional enquanto medida qualitativa de avaliação, mas também é utilizado para discriminar professores excelentes de professores "satisfatórios" no processo de progressão na carreira. Os portefólios são ainda utilizados como base para as entrevistas de emprego e como meio de apresentação do indivíduo em novos contextos de trabalho. Neste sentido, procurámos estudar a validade e a utilidade desta ferramenta de avaliação de professores na área da formação profissional, comprovando a sua aplicabilidade e as respectivas vantagens/desvantagens. Através da revisão bibliográfica de vários estudos desenvolvidos até o momento, salienta-se a importância do portefólio como instrumento de avaliação de docentes em início de carreira (visando a sua evolução) e sua complementaridade com outros métodos. Assim, atingimos um modelo de avaliação mais completo, individualizado, eficaz no desenvolvimento e avaliação de competências, acessível a toda a comunidade escolar e não circunscrito a um determinado período ou momento, mas valorizando a vida profissional dos docentes.

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Publicado
2011-12-01
Como Citar
Silva, J., Rebelo, N., Mendes, P., & Candeias, A. (2011). O portefólio na formação e avaliação profissional de professores . Educação E Pesquisa, 37(3), 529-548. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000300006
Seção
Artigos