Faculdades da alma e suas implicações para a educação: saberes divulgados no século XIX

Autores

  • Raquel Martins de Assis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana de Souza Martins Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000100007

Palavras-chave:

Educação, História da psicologia, Faculdades da alma, Século XIX, Cultura impressa

Resumo

Este artigo descreve resultados de uma pesquisa que buscou investigar como o tema das faculdades da alma e de suas implicações no desenvolvimento humano e na educação da pessoa foi divulgado, ao final do século XIX, pela imprensa periódica. Esperando contribuir para a história da psicologia e da educação, o artigo apresenta a análise de escritos sobre educação moral e educação estética de uma Secção Scientífica ou Pedagógica assinada por José Miguel de Siqueira e publicada no jornal O Baependyano (1877-1889). Inicialmente, são feitas breves descrições do periódico e de sua posição na conjuntura da época, bem como do lugar em que foi publicado. Em seguida, tratamos da definição de pedagogia apresentada pelo jornal, levando em consideração as apropriações de autores estrangeiros comumente presentes no campo da educação. A pedagogia considerada moderna é definida em tais escritos como a expansão e o desenvolvimento das forças animais, racionais e morais do ser humano; sua finalidade seria a formação do homem social pronto para o trabalho e para o serviço da sociedade e do Estado. Partindo dessa discussão, abordamos as concepções de educação espontânea, educação regular e instrução contidas no periódico. A educação é entendida como a unidade entre cultura e instrução, sendo a cultura a principal responsável pelo direcionamento das faculdades da alma e pela formação moral; a instrução, por sua vez, é tomada como aquisição de conhecimentos, mas também desempenha um papel importante na formação de hábitos e costumes.

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Publicado

2012-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Faculdades da alma e suas implicações para a educação: saberes divulgados no século XIX . (2012). Educação E Pesquisa, 38(1), 97-113. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000100007