Diálogo, agência e aprendizagem experencial em acampamentos internacionais

Autores

  • Claudio Baraldi Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000006

Palavras-chave:

Agência, Diálogo, Aprendizagem Experencial, Interação

Resumo

A aprendizagem experiencial pode ser concebida como um processo social de comunicação que demonstra agência, o que indica a construção autônoma de significados durante o processo social. Este artigo explora as condições sociais e pressupostos culturais de aprendizagem experiencial, mostrando que ela pode ser melhorada através de uma forma de diálogo que potencializa a expressão pessoal de idéias e emoções dos participantes. Os significados específicos do diálogo empoderador são a promoção e distribuição justa da participação ativa na interação (equidade), a demonstração de sensibilidade para os interesses e/ou necessidades dos interlocutores (empatia), e o tratamento de divergências e perspectivas alternativas como enriquecimentos em comunicação. Esses significados são explorados através da análise das transcrições das interações filmadas que foram coletadas em quatro acampamentos internacionais para adolescentes, coordenados por especialistas adultos. Em primeiro lugar, a análise dos dados mostra as ações dialógicas desses adultos, ações essas que funcionam eficazmente para promover a aprendizagem experiencial: elogios, símbolos de reconhecimento, comportamento não-verbal afetivo, continuadores, formulações, perguntas promocionais, convites diretos, sugestões. Em segundo lugar, a análise identifica os principais obstáculos para ao diálogo empoderador, que são as avaliações negativas dos adultos, e as afirmações de posições hierárquicas junto aos adolescentes. Traçam-se algumas considerações finais sobre as características do diálogo empoderador que pode empoderar a aprendizagem experiencial como agência nas interações.

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Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diálogo, agência e aprendizagem experencial em acampamentos internacionais. (2012). Educação E Pesquisa, 38(2), 419-436. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000006