O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética

Autores

  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto; Centro de Educação Aberta e a Distância
  • Daniel Clark Orey Universidade Federal de Ouro Preto; Centro de Educação Aberta e a Distância

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400006

Palavras-chave:

Etnomodelagem, Etnomodelos, Abordagem êmica, Abordagem ética, Abordagem dialética

Resumo

Neste artigo, oferecemos um conceito alternativo de pesquisa por meio da aquisição dos conhecimentos êmico e ético para a implementação da etnomodelagem, que tem o objetivo de conectar os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos. Nessa perspectiva, a utilização das abordagens êmica e ética facilita a tradução de situações-problema presentes nos sistemas, retirados da realidade de grupos culturais distintos, para a matemática acadêmica. O conhecimento êmico é essencial para a compreensão intuitiva e empática das práticas matemáticas desenvolvidas por determinado grupo cultural, enquanto o conhecimento ético é essencial para a comparação entre essas práticas. Discutimos também a abordagem dialética para a pesquisa em etnomodelagem, que utiliza ambos os conhecimentos êmico e ético por meio de um processo dialógico, auxiliando uma compreensão mais completa sobre o conhecimento das práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros de distintos grupos culturais. Nesse sentido, o conhecimento êmico é uma valiosa fonte de inspiração para a elaboração de hipóteses éticas. Em tal contexto dialético, um currículo matemático baseado na perspectiva da etnomodelagem favorece o desenvolvimento da geração do conhecimento matemático para garantir a integração equilibrada do domínio efetivo dos objetivos educacionais, que são essenciais para o reconhecimento e a utilização do conhecimento êmico dos alunos.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. (2012). Educação E Pesquisa, 38(4), 865-879. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000400006