Relações entre pesquisa em ensino de Ciências e formação de professores: algumas representações

Autores

  • Maria José P. M. de Almeida Universidade Estadual de Campinas; CNPq
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Fundação para o Desenvolvimento da UNESP; FAPESP

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200004

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação de professores, Análise de discurso, Representações

Resumo

Este estudo foi realizado com o objetivo de investigar representações de pesquisadores da área de ensino de Física sobre a possível interferência da pesquisa da área de ensino de Ciências na maneira como se formam professores no Brasil. Para tal, foram analisadas as respostas a uma questão formulada em entrevistas a treze pesquisadores do ensino da Física, indicados por seus pares por meio de correio eletrônico encaminhado a pesquisadores do ensino de Ciências, incluindo as subáreas de Biologia, Física, Geociências e Química. A análise de discurso desenvolvida na França por Michel Pêcheux, a partir de subsídios obtidos principalmente em publicações de Eni Orlandi no Brasil, foi o apoio teórico que sustentou o estudo. As representações que os discursos selecionados permitem inferir evidenciam pequena influência. Entretanto, foram enunciados fatores de grande abrangência, incluindo desde aqueles internos à própria área, quanto fatores associados a políticas públicas. Também se observou uma diversidade de posições entre os pesquisadores entrevistados. No conjunto, os fatores abordados pelos entrevistados constituem um amplo quadro configurativo de representações que pode ser elemento de reflexão para outros pesquisadores. Acreditamos que essas representações têm potencial de contribuição para efetivas interferências na forma de realização de políticas públicas, sem a necessidade do uso de prescrições e cada vez menos com recomendações vazias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Relações entre pesquisa em ensino de Ciências e formação de professores: algumas representações. (2013). Educação E Pesquisa, 39(2), 335-349. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200004