A educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar

Autores

  • Paula Alexandra Reis Bueno Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
  • Rosa Maria Cardoso Dalla Costa Universidade Federal do Paraná
  • Roberto Eduardo Bueno Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000021

Palavras-chave:

Educação e tecnologia, Mídia-educação, Educação musical, Música, Análise de conteúdo

Resumo

O estudo analisou a inter-relação comunicação/educação em contextos de ensino/aprendizagem de música inseridos no seguinte programa de complementação curricular: Programa Viva a Escola, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na cidade de Curitiba, no ano letivo de 2009. Argumentou-se que essa inter-relação acontece quando, em uma educação musical de qualidade, existe também o trabalho para a formação de ouvintes aptos, consumidores críticos e produtores autônomos e responsáveis, com abordagens da educação para os meios, da mediação tecnológica no ensino e da mediação na gestão comunicativa, ou seja, com educomunicação na educação musical. Por meio da análise de conteúdo de documentos e entrevistas realizadas com estudantes e professores, considerou-se que ocorreu uma educação musical de qualidade: constatou-se fluência musical em momentos significativos de composição, performance e apreciação musical, momentos estes que foram sustentados pelo desenvolvimento teórico e técnico e permeados por interações humanas significativas. A educomunicação encontrou um local propício para sua efetivação e houve manifestações iniciais no espaço da educação musical nos contextos investigados. No entanto, essa inter-relação comunicação/educação ainda não aconteceu de forma intencional, planejada e sistematizada. Isso remete à reflexão sobre a importância do trabalho interdisciplinar entre educador musical e educomunicador para a efetivação de um processo de ensino/aprendizagem de música em harmonia com as novas sensibilidades humanas advindas de uma sociedade condicionada pelas tecnologias da informação e da comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar. (2013). Educação E Pesquisa, 39(2), 493-507. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000021