Modelagem do crescimento da aprendizagem nos anos iniciais com dados longitudinais da pesquisa GERES

Autores

  • Nigel Brooke Universidade Federal de Minas Gerais
  • Neimar da Silva Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Isabela Pagani Heringer de Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Tufi Machado Soares Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022014000100006

Resumo

Este artigo compara duas abordagens de valor agregado para dados oriundos do survey educacional de recorte longitudinal, chamado GERES - Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005, que acompanhou uma coorte de alunos de mais de 300 escolas públicas e privadas ao longo dos primeiros quatro anos do Ensino Fundamental. Ambas as abordagens utilizam modelos lineares hierárquicos, permitindo o agrupamento natural dos dados educacionais provenientes dos três níveis: aluno, turma e escola. Na primeira abordagem de valor agregado, constroem-se modelos cuja variável dependente é a proficiência do aluno em cada ano avaliado. Com um modelo distinto para cada ano é possível detectar fatores do aluno, da turma e da escola associados ao desempenho dos alunos. A segunda abordagem cria modelos para mostrar o efeito das covariáveis de aluno, turma e escola nas curvas de evolução da proficiência ao longo do período do estudo. Quando comparados os dois tipos de modelos de valor agregado, o primeiro foi o mais eficiente em diagnosticar os efeitos do ambiente e da prática pedagógica do professor, mas somente em determinados anos. Já o segundo tipo de modelo foi capaz de identificar curvas de evolução de proficiência de formatos distintos de acordo com determinadas características das escolas e dos alunos, mas foi menos sensível na identificação de variáveis associadas ao processo de formação de grupos e à prática pedagógica do professor. Os dois tipos de modelos de valor agregado oferecem indicações de processos de aprendizagem diferenciados para as disciplinas Língua Portuguesa e Matemática que mereceriam estudos adicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-03-01

Como Citar

Brooke, N., Fernandes, N. da S., Miranda, I. P. H. de, & Soares, T. M. (2014). Modelagem do crescimento da aprendizagem nos anos iniciais com dados longitudinais da pesquisa GERES . Educação E Pesquisa, 40(1), 77-94. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014000100006

Edição

Seção

Artigos