Processos cognitivos na leitura inicial: relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização

Autores

  • Sara Mourão Monteiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Magda Soares Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022014005000006

Resumo

O conhecimento das correspondências grafema-fonema fornece um sistema mnemônico que contribui para a formação dos leitores iniciantes, favorecendo o desenvolvimento da fluência e da compreensão na leitura. Entretanto, muitas crianças apresentam dificuldade no processo de mapeamento automático da escrita das palavras e de sua pronúncia e podem necessitar de muito mais treino para atingir um nível normal de aprendizagem da leitura. Esta pesquisa examinou as estratégias de reconhecimento de palavras escritas manifestadas por crianças que enfrentam dificuldades no processo de alfabetização, em um teste de leitura controlado por critérios linguísticos relacionados às propriedades das palavras, tais como a estrutura interna da sílaba e os valores de grafemas independentes e dependentes de contexto na composição das palavras. A partir da caracterização das estratégias usadas pelas crianças, buscou-se saber em que medida elas impedem a identificação da pronúncia e do significado da palavra escrita. Concluiu-se que as dificuldades das crianças estão relacionadas a estratégias de leitura de palavras que evidenciam uma dissociação entre conhecimento das letras e desenvolvimento da consciência fonológica. Constatou-se, ainda, que o atraso no processo de aprendizagem dos alunos pode ter relação com o pouco conhecimento das regras de correspondências letra-som e com a dificuldade do mecanismo de decodificação na análise de estruturas silábicas não canônicas.

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Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Processos cognitivos na leitura inicial: relação entre estratégias de reconhecimento de palavras e alfabetização . (2014). Educação E Pesquisa, 40(2), 449-466. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014005000006