Apropriação de práticas de numeramento na EJA: valores e discursos em disputa

Autores

  • Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda Maurício Simões Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022014061400

Resumo

Este artigo contempla questões da apropriação de práticas de numeramento no contexto escolar por estudantes jovens e adultos da educação básica. Consideramos essas práticas sociais que envolvem ideias, critérios e representações matemáticas como práticas de letramento, constituídas por modos de uso da língua escrita e informadas pelas relações que estabelecem com valores e conhecimentos relativos à cultura letrada. No âmbito do estudo aqui apresentado, analisamos as posições discursivas assumidas pelos sujeitos em interações em sala de aula ocorridas durante a correção de uma atividade de matemática em que se solicitava que os alunos indicassem a ordem de grandeza de alguns objetos e a expressão das medidas aproximadas no sistema métrico decimal. Enquanto a proposta escolar requeria a produção de estimativas em detrimento da referência em situações específicas, os estudantes produziram respostas que se apoiam em situações contextuais e buscam a precisão. A análise sugere que os processos de apropriação das práticas de numeramento escolares não se restringem a uma dimensão técnica, estando relacionados às maneiras de os sujeitos se apropriarem dos valores a elas vinculados. No jogo discursivo escolar, alunos e alunas assumem posições diversas, que ora se solidarizam com os modos de conhecer escolares, ora os questionam, colocando-se como sujeitos de aprendizagem, nos diversos modos de conhecer e se relacionar com o mundo.

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Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Apropriação de práticas de numeramento na EJA: valores e discursos em disputa . (2014). Educação E Pesquisa, 40(2), 517-531. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014061400