Relação com o saber de estudantes universitários: aprendizagens e processos

Autores

  • Maria Gabriela Parenti Bicalho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Celeste Reis Fernandes Souza Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022014005000012

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação que buscou compreender a relação com o saber de estudantes universitários, utilizando como referencial a teoria da relação com o saber de Bernard Charlot. O campo de pesquisa foi uma universidade comunitária localizada em um município de porte médio do estado de Minas Gerais, sendo que os sujeitos da pesquisa foram 400 estudantes de 24 cursos de graduação. A coleta de dados foi realizada por meio dos balanços de saber, instrumento proposto por Bernard Charlot, que consiste na demanda da produção de um texto a respeito das aprendizagens do sujeito. Após a apresentação dos aspectos quantitativos da classificação das aprendizagens evocadas pelos estudantes, o artigo discute a preponderância das aprendizagens ligadas ao desenvolvimento pessoal e utiliza as categorias mobilização e sentido para aprofundar a compreensão dos relatos produzidos pelos estudantes nos balanços de saber. Conclui que a relação com o saber dos sujeitos da pesquisa está baseada na valorização das aprendizagens ligadas a seu desenvolvimento pessoal, inclusive ao tratarem do que aprenderam na universidade, e que uma parcela deles consegue reconhecer as especificidades dessa instituição como espaço de aprendizagem. A pesquisa identificou três polos nos quais se organizam os sentidos atribuídos pelos estudantes à formação universitária: a conquista de uma vida melhor, a transformação da maneira de ver o mundo e a mobilização em relação ao saber em si.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2014-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Relação com o saber de estudantes universitários: aprendizagens e processos . (2014). Educação E Pesquisa, 40(3), 617-635. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014005000012