Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida

Autores

  • Sandra Mara Corazza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carla Gonçalves Rodrigues Universidade Federal de Pelotas
  • Ester Maria Dreher Heuser Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Silas Borges Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022014121435

Resumo

O artigo aborda o projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, integrante do Observatório da Educação CAPES/INEP, vigente de janeiro de 2011 a dezembro de 2014. Articulando professores de educação básica, estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado e pesquisadores participantes, radica em quatro núcleos, nas seguintes universidades: UFRGS, UFPel, UFMT e UNIOESTE/PR. Desde a pesquisa, o ensino e a extensão, trabalhados na perspectiva do pensamento da diferença em educação, desenvolve variadas oficinas de escrileituras, que produzem competências de leitura e de escritura, a partir da coautoria entre leitor e escritor. Opera com a didática da tradução, articulando os planos filosóficos, científicos e artísticos para realizar processos vitalistas de transcriações, que são transdisciplinares, translinguísticos e transculturais. Isso porque escrileituras é, sempre, um ato político, que não assimila o outro a si mesmo, mas aproxima distâncias e transpõe culturas estrangeiras umas às outras. Ao utilizar a didática-artista da tradução e o método cartográfico, nunca é cópia, mas transcriação, que modifica os originais, como uma heterofilia, desfazendo identidades sedentárias. Ao operar sob o fascínio das interinfluências trazidas pelas linguagens contemporâneas, implica a invenção de um corpus crítico-seletivo, que liga criteriosamente os conceitos de tradução poética, intertextualidade e relações entre diversos sistemas de signos.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. (2014). Educação E Pesquisa, 40(4), 1029-1043. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014121435