v. 43 n. 4 (2017)

Publicado: 2017-12-01

Editorial

  • Editorial

    Marília Pinto de Carvalho
    935-938
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-970220174304001

Entrevista

  • Por uma sociologia dos etnométodos para compreender o mundo da educação: contribuições de Alain Coulon

    Marilia Pontes Sposito, Belmira Oliveira Bueno, Ana Maria Freitas Teixeira
    1253-1268
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022017430400201

Relação de Pareceristas ad hoc (2016-2017)

  • Relação de pareceristas ad hoc (2016-2017)

    1269-1272
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022017430300300

Artigos

  • Percepción y conocimiento de los docentes universitarios sobre los procesos investigativos universitarios:estudio de caso

    Alejandro Valencia-Arias, Daniela Morales-Zapata, Laura Vanegas-Rendón, Martha Luz Benjumea-Arias
    1201-1220
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702150010
  • A educação privada na Argentina e no Brasil

    Ana Maria F. Almeida, Manuel Alejandro Giovine, Maria Teresa G. Alves, Sandra Ziegler
    939-956
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022017101177284
  • Elegir la universidad privada en Buenos Aires: espacialización de la elección en contextos de diversificación

    Sebastián Gerardo Fuentes
    957-972
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201710177123
  • La educación privada y las experiencias formativas de la clase alta en la Argentina

    Victoria Gessaghi
    973-986
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201704177285
  • A escolha da escola privada em famílias dos grupos popularesI

    Graziela Serroni Perosa, Adriana Santiago Rosa Dantas
    987-1004
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201704177976
  • Focalizando um segmento específico da rede privada de ensino: escolas particulares de baixo custo

    Ana Rita Siqueira, Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
    1005-1022
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201710177139
  • Os ideais da formação humanista e o sentido da experiência escolar

    José Sérgio Fonseca de Carvalho
    1023-1034
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201610148595
  • A importância da discussão sobre a noção de sujeito: Foucault, Sartre, Merleau-Ponty

    Reinaldo Furlan
    1035-1054
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201608142870
  • O difícil diálogo entre escola e mídia

    Juvenal Zanchetta Junior
    1055-1071
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201702149418
  • Los desafíos de la evaluación por competencias en el ámbito educativo

    Daniel Ríos Muñoz, David Herrera Araya
    1073-1086
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706164230
  • Fatores de caracterização da educação não formal: uma revisão da literatura

    Joana Brás Varanda Marques, Denise de Freitas
    1087-1110
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701151678
  • Diploma para quê? A educação superior e os praças da Polícia Militar de Minas Gerais

    Vicente Riccio
    1111-1126
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706154559
  • Crisis económica y profesionalización en el campo de la educación ambiental: comparativa 2007-2013 en Galicia

    Pablo Ángel Meira Cartea, María Barba Núñez, Juan José Lorenzo Castiñeiras
    1127-1146
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201703155092
  • O currículo de história na reforma da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

    Caroline da Luz Moraes, Luisa Kaufman Spindola
    1147-1162
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702149008
  • Processos tradutórios na pesquisa em educação: o Projeto Escrileituras

    Máximo Daniel Lamela Adó, Sandra Mara Corazza, Maria Idalina Krause de Campos
    1163-1178
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702154937
  • Actitudes docentes hacia los ejercicios de la Prueba de Acceso a la Universidad informatizada

    Ana Sevilla-Pavón, Ana Gimeno-Sanz, Jesús García-Laborda
    1179-1200
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201612149283
  • Expansão da temática relações raciais no banco de dados de teses e dissertações da Capes

    Amélia Artes, Jesús Mena-Chalco
    1221-1238
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702152528
  • O ofício de estudante: a entrada na vida universitária

    Alain Coulon
    1239-1250
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201710167954