v. 44 (2018)

Publicado: 2018-01-01

Editorial

  • Desafios e possibilidades da publicação contínua para o trabalho dos editores de periódicos científicos

    Rosângela Gavioli Prieto, Émerson de Pietri
    e20184401001
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-970220184401001

Homenagem

  • Educação popular e ensino superior em Paulo Freire

    Celso de Rui Beisiegel
    e104010
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844104010
  • Celso de Rui Beisiegel: o legado de um intelectual em defesa da educação popular pública

    Marilia Pontes Sposito
    e10401100
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-463420184410401100

Entrevista

  • Gênero e história da educação: itinerários de Rebecca Rogers

    Diana Vidal, Rafaela Rabelo
    e44002001
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002001
  • Religião e educação um desafio para o trabalho docente – entrevista com Françoise Lantheaume

    Maria da Graça Jacintho Setton, Gabriela Abuhab Valente
    e201844002002
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002002
  • António Nóvoa uma vida para a educação

    Carlota Boto
    e201844002003
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002003
  • A inserção de gênero na educação infantil a experiência de Portugal - entrevista com Maria João Cardona

    Cláudia Vianna, Carolina Faria Alvarenga
    e201844002004
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002004

Seção Temática: Educação Superior

  • Efeito da Universidade Aberta à Terceira Idade sobre a qualidade de vida do idoso

    Keika Inouye, Fabiana de Souza Orlandi, Sofia Cristina Lost Pavarini, Elisete Silva Pedrazzani
    e142931
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708142931
  • Fraude académico en universitarios en Colombia: ¿Qué tan crónica es la enfermedad?

    Lina Martinez, R. Enrique Ramírez
    e157079
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201706157079
  • Gestión del tiempo en alumnado universitario con diferentes niveles de rendimiento académico

    Angélica Garzón Umerenkova, Javier Gil Flores
    e157900
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708157900
  • Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos

    Milena Yumi Ramos
    e161579
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201706161579
  • Quadrimestre ideal: dispositivo de controle de tempo no currículo da UFABC

    Allan Moreira Xavier, Leonardo José Steil
    e161975
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708161975
  • Políticas de inclusão no ensino superior: avaliação do desempenho dos alunos baseado no Enade de 2012 a 2014

    Jacques Wainer, Tatiana Melguizo
    e162807
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201612162807
  • Aproximaciones a la deserción universitaria en Chile

    Rosa Arancibia Carvajal, Carmen Trigueros Cervantes
    e165743
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708165743
  • Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do Brasil

    Pedro Rodrigues de Oliveira, Silvia Aparecida Oesterreich, Vera Luci de Almeida
    e165786
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708165786
  • ¿Qué es relevante históricamente? Pensamiento histórico a través de las narrativas de los estudiantes universitarios

    Alejandro Egea Vivancos, Laura Arias Ferrer
    e168641
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201709168641
  • Objetivos educacionais de um mestrado profissional em saúde coletiva: avaliação conforme a taxonomia de Bloom

    Walner Mamede, Gardênia S. Abbad
    e169805
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201710169805
  • Forças e fraquezas do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília

    Alexandre Nascimento de Almeida
    e166602
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844166602
  • Formação superior rizomática: flexibilidade curricular proposta pela UFABC

    Allan Moreira Xavier, Leonardo José Steil
    e171355
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844171355
  • Limites para afiliação à vida acadêmica de estudantes de camadas populares no contexto de expansão universitária

    Alice Cristina Figueiredo
    e173462
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173462
  • E-ducar o olho e o olhar narrativas audiovisuais, contextos escolares e estágios curriculares supervisionados

    Valéria Cazetta, Celi Rodrigues Chaves Dominguez, Fabiana Curtopassi Pioker-Hara, Josely Cubero
    e173328
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173328
  • O trabalho docente nos Institutos Federais no contexto de expansão da educação superior

    Paula Francisca da Silva, Savana Diniz Gomes Melo
    e177066
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844177066
  • Processo de Bolonha e mudanças curriculares na educação superior para que competências

    Christine Veloso Barbosa Araújo, Viviane Nascimento Silva, Sarah Jane Durães
    e174148
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844174148
  • A sexualidade nos cursos de licenciatura e a interface com políticas de formação de professores/as

    Juliana Lapa Rizza, Paula Regina Costa Ribeiro, Maria Renata Alonso Mota
    e176870
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176870
  • Contra o silêncio racial nos dados universitários desafios e propostas acerca da Lei de Cotas

    Adriano Souza Senkevics
    e182839
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182839
  • Percepção de futuros docentes portugueses acerca da sub-representação feminina nas áreas e carreiras científico-tecnológicas

    Isabel M. B. Fernandes, Sofia Cardim
    e183907
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183907
  • Pedagogias universitárias as influências das diferentes áreas do conhecimento na atuação docente

    Greice Scremin, Silvia Maria de Aguiar Isaia
    e177719
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844177719

Artigos

  • A altivez da ignorância matemática: Superbia Ignorantiam Mathematicae

    João Paulo Attie, Manoel Oriosvaldo de Moura
    e152362
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702152362
  • TIC na educação: ambientes pessoais de aprendizagem nas perspectivas e práticas de jovens

    Giselle Martins dos Santos Ferreira, Rafael Guilherme Mourão Castiglione
    e153673
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201702153673
  • Algunos factores asociados al desempeño académico en matemáticas y sus proyecciones en la formación docente

    Gamal Cerda, Carlos Pérez, Manuel Aguilar, Estíbaliz Aragón
    e155233
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706155233
  • A literatura na formação de futuros cientistas: lição de Frankenstein

    Valdir Reginato, Dante Marcello Claramonte Gallian, Suzie Marra
    e157176
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201610157176
  • Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura

    Flaviany Ribeiro da Silva, Simone Gonçalves Assis
    e157305
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201703157305
  • Representações de alunos sobre a integração curricular das TIC no ensino básico

    Elisabete Cruz
    e157951
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201707157951
  • O lugar do ensino de filosofia no ensino médio técnico do Instituto Federal do Paraná

    Daniel Salésio Vandresen, Rodrigo Pelloso Gelamo
    e158494
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201703158494
  • Práticas pedagógicas num Território Educativo de Intervenção Prioritária

    Fernanda Bastos, Cristina Costa-Lobo, Carla Santos Pereira
    e158555
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706158555
  • O ensino secundário centrado nas artes: percepções de jovens do norte de Portugal

    Thiago Freires, Fátima Pereira
    e160053
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201707160053
  • Programas socioeducativos y regulación del trabajo docente en el nivel secundario

    Analía Inés Meo, Diana Milstein
    e160182
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201703160182
  • Control ideológico en los programas secundarios transitorios en Historia y Ciencias Sociales (1974-1981)

    Sebastián Neut Aguayo
    e160736
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201702160736
  • Relacionalidad y construcción cultural en la educación temprana: diálogo entre pares menores de 18 meses

    Eugenia Pizarro Troncoso, Sergio Toro Arévalo
    e160928
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706160928
  • Remuneração de professores de educação básica nos setores público e privado na esfera municipal

    Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Élcio Gustavo Benini, Bruna Mendes Dias, Leandro Sauer
    e161233
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706161233
  • O escritor da pena feiticeira: João Köpke (1852-1926)

    Norma Sandra de Almeida Ferreira
    e161585
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201709161585
  • Walking ethnography e entrevistas na análise de experiências estéticas no Cerrado

    Valéria Ghisloti Iared, Haydée Torres de Oliveira
    e161972
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706161972
  • Dirección escolar y liderazgo pedagógico: un análisis de contenido del discurso de los directores de centros educativos en la Comunidad Autónoma de Andalucía (España)

    Maximiliano Ritacco Real, Francisco Javier Amores Fernández
    e162034
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201709162034
  • Como se constitui o discurso de professores iniciantes em sala de aula

    Anderson Cezar Lobato, Ana Luiza de Quadros
    e162258
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201709162258
  • Ensino da arte e desenvolvimento da leitura visual: uso da estamparia têxtil no ensino médio

    Aymê Okasaki, Antonio Takao Kanamaru
    e162822
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711162822
  • Isócrates, professor de philosophía

    Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio
    e162915
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201703162915
  • Inicios de las Boys Town en España: la Ciudad de los Muchachos de Vallecas (Madrid)

    Francisco Javier Pericacho Gómez, Mario Andrés-Candelas
    e163028
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201709163028
  • A matemática no periódico pedagógico Unsere Schule

    Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer
    e164384
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711164384
  • Isaias Alves e as aproximações entre a psicologia educacional e a educação matemática

    Rafaela Silva Rabelo
    e164387
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706164387
  • Monoculturalidad en las prácticas pedagógicas en la formación inicial docente en La Araucanía, Chile

    Katerin Arias-Ortega, Segundo Quintriqueo M, Vanessa Valdebenito Z
    e164545
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711164545
  • “Quem ensina também aprende” : a formação pela prática de professores primários na província do Paraná

    Franciele Ferreira França, Gizele de Souza
    e164704
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708164704
  • ¿Qué nos revelan los instrumentos de observación de aula sobre clases de matemática en escuelas con trayectoria de mejoramiento?

    Ma. Victoria Martínez, Felipe Godoy, Ernesto Treviño, Leonor Varas, Gabriela Fajardo
    e165144
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201702165144
  • Representações sociais sobre a permanência na docência: o que dizem docentes do ensino fundamental?

    Ivany Pinto Nascimento, Sônia Eli Cabral Rodrigues
    e166148
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711166148
  • A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade

    Marcus Alexandre de Pádua, Felipe da Silva Triani, Eliane Cristina Tenório Cavalcanti, Cristina Novikoff
    e166665
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201709166665
  • Estudio de casos: tensiones y desafíos en la elaboración de la normativa escolar en Chile

    Oscar Nail Kroyer, Jorge Valdivia Guzmán, Jorge Gajardo Aguayo, Carmen Viejo Almanzor, Ricardo Salas Salinas, Gabriel Romero Torres
    e167834
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711167834
  • Hierarquias escolares: desempenho e popularidade

    José Leon Crochík, Marian Ávila de Lima Dias, Cintia Copit Freller, Alex Sandro Correa, Rodrigo Nuno Peiró Correia
    e167836
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201710167836
  • Democracia, inteligência e (boa) educação, na perspectiva de John Dewey

    José Pedro Matos Fernandes, Alberto Filipe Araújo, Ángel García del Dujo
    e169625
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-463420170916925
  • A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos

    Marilia Pontes Sposito, Raquel Souza, Fernanda Arantes e Silva
    e170308
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201712170308
  • Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis

    Amanda Cristina Teagno Lopes Marques, Martha Marandino
    e170831
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201712170831
  • Resultados e opiniões dos alunos sobre a implantação do ensino a distância em aulas de fonética e fonologia na Universidade Airlangga

    Deny A. Kwary, Sarah Fauzie
    e173240
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201710173240
  • Arte, escola e museu: análise de uma experiência em arte/educação no Museu Universitário de Arte - MUnA

    Gustavo Cunha de Araújo
    e174612
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-463420180144174612
  • Interlocuções das pesquisas em tecnologias na educação

    Elaine Conte, Maiane Liana Hatschbach Ourique
    e168214
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844168214
  • Desenvolvimento numérico de pré-escolares equatorianos: o papel do nível sócio econômico, da qualidade da educação matemática inicial e do tipo de escola

    Gina Bojorque, Joke Torbeyns, Daniël Van Nijlen, Lieven Verschaffel
    e164156
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-463444201801164156
  • “Reaprender a ver o mundo”: o cinema como educação do olhar

    Avelino Aldo de Lima Neto, Terezinha Petrucia da Nóbrega
    e162138
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-463420180144162138
  • A aprendizagem da história a partir da construção de narrativas sobre o passado

    Marlene Cainelli, Isabel Barca
    e164920
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844164920
  • Grupo como dispositivo: a microintervenção ecosófica nos processos de formação em educação ambiental

    Augusto Luis Medeiros Amaral, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Raquel Avila Amaral
    e170967
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844170967
  • Up-to-dateness of the pedagogical renewal in Community of Madrid: a study based on representative schools

    Francisco Javier Pericacho Gómez, Mario Andrés-Candelas
    e174543
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844174543
  • EU S/A: a identidade desejada na formação inicial em Educação Física

    Mário Luiz Ferrari Nunes, Marcos Garcia Neira
    e174633
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844174633
  • Cinema, educação e imaginários contemporâneos: estudos hermenêuticos sobre distopia, niilismo e afirmação nos filmes O som ao redor, O cavalo de Turim e Sono de inverno

    Rogério de Almeida
    e175009
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175009
  • Tutorial work and its impact in professor´s research scientific formation

    Diane González Mirabal, Gustavo Esteban Achiong Caballero
    e165094
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844165094
  • Escolas, cidades e seus patrimônios: dinâmicas escolares de patrimonialização cultural

    Rodrigo Manoel Dias da Silva
    e172781
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844172781
  • A aquisição da leitura em leitores principiantes: erros típicos no português europeu

    Edlia Simões, Margarida Alves Martins
    e165734
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844165734
  • Education, cultural racism and national security: the intercultural school in contexts of violence

    Patricio Lepe-Carrión
    e174819
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844174819
  • Niveles de conciencia del profesorado en su función orientadora: una tipología enmarcada en la lógica difusa

    Alícia Villar Aguilés, Sonsoles San Román Gago, Francesc J. Hernàndez i Dobon
    e175908
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175908
  • La producción de escritos en educación: reflexiones sobre la firma

    Ivana Mihal
    e175632
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175632
  • Gamificación en educación: una panorámica sobre el estado de la cuestión

    Ana-M. Ortiz-Colón, Juan Jordán, Míriam Agredal
    e173773
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173773
  • Utilización de una herramienta TIC para la enseñanza del inglés en un contexto rural

    Andrea Lizasoain C., Amalia Ortiz de Zárate F., Claudia Becchi Mansilla
    e167454
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844167454
  • (In)disciplina e violência escolar: um estudo de caso

    Cláudio Marques da Silva Neto, Elba Siqueira de Sá Barretto
    e165933
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844165933
  • Desarrollo de la competencia de análisis de la idoneidad didáctica en futuros profesores de matemáticas

    Belén Giacomone, Juan D. Godino, Pablo Beltrán-Pellicer
    e172011
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844172011
  • Banco de dados em pesquisa qualitativa: uma análise a partir da revista O Pequeno Luterano

    Patrícia Weiduschadt, Beatriz Teresinha Daudt Fischer
    e171010
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844171010
  • No es copia fiel. Procesos de estigmatización en la narrativa fotográfica de las coberturas mediáticas

    Carina V. Kaplan, Virginia Saez
    e171589
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844171589
  • Desigualdades educacionais e letramento

    Marcos Antonio Batista da Silva, Cleomar Azevedo
    e171299
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844171299
  • Estereótipos sociais na voz das crianças uma análise de livros escolares do Ensino Básico português

    Teresa da Conceição Mendes de Castro, Rui Manuel do Nascimento Lima Ramos
    e175628
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175628
  • A Pedagogia da Alternância presente nos Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Famílias Agrícolas do Tocantins

    Idemar Vizolli, Helena Quirino Porto Aires, Mylena Gonçalves Barreto
    e166920
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844166920
  • Os desafios e limites da inserção dos bolsistas do PIBIC – Ensino Médio no campo acadêmico

    Adriano de Oliveira, Lucídio Bianchetti
    e168239
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844168239
  • La especialización del saber en la escuela intervenciones estatales en campos específicos de conocimiento

    Cecilia Acevedo
    e175336
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175336
  • Política editorial de traduções John Dewey na Coleção Cultura, Sociedade e Educação, dirigida por Anísio Teixeira

    Maria Rita de Almeida Toledo
    e171567
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844171567
  • Prediction model of first-year student desertion at Universidad Bernardo O´Higgins (UBO)

    Alexis Matheu Pérez, Claudio Ruff Escobar, Marcelo Ruiz Toledo, Luis Benites Gutierrez, Germán Morong Reyes
    e172094
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844172094
  • Model for self-evaluation and hetero-evaluation of teaching practice in Normal Schools

    José Ángel Vera Noriega, Gissel Bueno Castro, Nohemí Guadalupe Calderón González, Francisca Leticia Medina Figueroa
    e170360
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844170360
  • Percepção de diretores acerca das atribuições na gestão pedagógica de escolas municipais de Jacobina (BA)

    Ione Oliveira Jatobá Leal, Ivan Luiz Novaes
    e174879
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844174879
  • Formação de formadores e suas significações para a educação inclusiva

    Fernanda Vilhena Mafra Bazon, Elaine Gomes Matheus Furlan, Paulo Cezar de Faria, Daniele Lozano, Claudia Gomes
    e176672
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176672
  • Revisitando Knowles e Freire Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica

    Rosanna Barros
    e173244
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173244
  • A recuperação intensiva no Estado de São Paulo uma experiência com professoras de uma escola pública

    Lúcia Veiga Schermack, Izabella Mendes Sant’Ana
    e173981
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173981
  • O paralelismo corpo-mente em Spinoza notações (im)pertinentes para a educação

    Fernando Yonezawa, Fabio Hebert da Silva
    e176074
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176074
  • Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escola

    Joannes Paulus Silva Forte, Manoel Moreira de Sousa Neto, Márcio Kleber Morais Pessoa, Vinicius Limaverde Forte
    e173362
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173362
  • Obstáculos para o encontro pedagógico entre professores e estudantes de enfermagem em diferentes contextos educacionais

    Jouhanna do Carmo Menegaz, Vânia Marli Schubert Backes, Katheri Maris Zamprogna, Margarete Maria de Lima, Taís Pereira da Costa
    e176325
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176325
  • Livro didático e cultura da impressão

    Didier Dominique Cerqueira Dias de Moraes
    e175373
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844xxxx
  • Formação pedagógica em Moçambique a voz dos participantes

    Tizuko Morchida Kishimoto, Lucy Sayuri Ito
    e178295
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844178295
  • Associativismo operário, educação e autonomia na formação da classe trabalhadora em São Paulo (1889-1930)

    Ana Luiza Jesus da Costa
    e179976
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844179976
  • Inclusão de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento

    Alexandro Braga Vieira, Ines de Oliveira Ramos, Renata Duarte Simões
    e180213
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180213
  • Compartilhar, estudar, ampliar olhares narrativas docentes sobre formação continuada

    Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis, Luciana Esmeralda Ostetto
    e180983
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180983
  • Percepções, dificuldades e ações de professores frente às drogas na escola

    Pâmela Migliorini Claudino da Silva, Tanyse Galon, Sonia Regina Zerbetto, Adaene Alves Machado de Moura, Rosa Jacinto Volpato, Angelica Martins de Souza Gonçalves
    e182015
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182015
  • Estrategias motivacionales efectivas en profesores en formación

    Jorge Valenzuela, Carla Muñoz, Abigail Montoya Levinao
    e179652
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844179652
  • (Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa

    Jardelino Menegat, Dirléia Fanfa Sarmento, Mary Rangel
    e179910
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844179910
  • O recenseamento escolar de 1920 na imprensa paulista uma campanha cívica de combate ao analfabetismo

    Louisa Campbell Mathieson
    e181751
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844181751
  • Desafios da investigação com crianças na formação de professores contributos da sociologia da infância

    Ana Cristina Palos
    e182055
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182055
  • A apropriação do espaço escolar pelo projeto pedagógico o caso da Escola da Ponte (Portugal)

    Carlos Manique da Silva, Cláudia Pinto Ribeiro
    e183443
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183443
  • Programa de Ensino Integral Paulista problematizações sobre o trabalho docente

    Viviane Cristina Dias
    e180303
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180303
  • Estrategias para promover la participación de familias en la educación de niños en escuelas chilenas

    Alicia Razeto
    e180495
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180495
  • Intercâmbio acadêmico as dificuldades de adaptação e de readaptação

    Franco Gatelli Périco, Roberto Birch Gonçalves
    e182699
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182699
  • Os comunistas e as práticas de educação física dos jovens na década de 1930 no Rio de Janeiro

    Edivaldo Góis Junior, Carmen Lucia Soares
    e175380
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844175380
  • Preocupações com a educação physica o ensino de práticas corporais nas escolas fluminenses (1836 - anos 1850)

    Victor Andrade de Melo
    e175905
    DOI: https://doi.org/10.1590/e175905
  • Professional incorporation as a subjective experience the case of novice teachers in Quebec

    Javier Nunez Moscoso, Maurice Tardif, Cecilia Borges
    e183252
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183252
  • Operando com conceitos de Bourdieu produtividade em pesquisa e hierarquias acadêmicas no campo da educação

    Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock, Ana Luisa Antunes, Rosane Pinto Rodrigues, Débora da Silva Lopes Santos, João Paulo Ferraro Turano de Araujo
    e178932
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844178392
  • Escuela y acto didáctico en el pensamiento pedagógico de Gabriela Mistral 1904-1925

    Adrián Rodrigo Baeza Araya
    e182847
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182847
  • Actividades y dinámicas implementadas con la tableta en un centro de educación básica de España

    Cristina Sánchez-Martínez, María-Carmen Ricoy, Tiberio Feliz-Murias
    e183309
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183309
  • Grupos de pais-bebês nas creches como estratégia de promoção da saúde mental na primeira infância

    Maria Eugênia Pesaro, Cristina Keiko Inafuku de Merletti, Fabiana Sampaio Pellicciari, Patrícia Moratti, Cecilia Leach Pimentel, Cristiane Palmeira de Oliveira Barreto
    e183424
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183424
  • Identificação e validação dos componentes de habilidades de coaching entre professores universitários

    Mohammad Mohammadisadr, Seyed Ali Siadat, Reza Hoveida
    e185441
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185441
  • Utilização do sucesso acadêmico para prever o abandono escolar de estudantes do ensino superior um caso de estudo

    António Carlos Corte-Real de Sousa, Carlos Alberto Bragança de Oliveira, José Luís Cabral Moura Borges
    e180590
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180590
  • Diversidade cultural e relações de gênero em uma escola indígena sul-mato-grossense

    Josiane Peres Gonçalves, Edicleia Lima de Oliveira
    e185144
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185144
  • Gastos com salários e desempenho em matemática uma análise baseada nas escolas municipais de SBC

    Fernando Vizotto Galvão
    e185770
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185770
  • Práticas educativas e de divertimento junto à natureza a cultura física em Curitiba (1886-1914)

    Marcelo Moraes e Silva, Evelise Amgarten Quitzau, Carmen Lucia Soares
    e178293
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844178293
  • Pesquisa em contextos de ensino e aprendizagem por meio do uso da internet uma ecologia de saberes

    Petrilson A. Pinheiro
    e180699
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180699
  • O “jovem” Vygótski inéditos sobre arte e o papel da criação artística no desenvolvimento infantil

    Priscila Nascimento Marques
    e183267
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183267
  • Systematic mapping of literature on teacher evaluation (2013-2017)

    Claudia Navarro Corona, María Soledad Ramírez Montoya
    e185677
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185677
  • Prospective mathematics teachers’ knowledge and competence analysing proportionality tasks

    María Burgos, Pablo Beltrán-Pellicer, Belén Giacomone, Juan D. Godino
    e182013
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182013
  • Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita

    Maria Isabel Festas, Maria José Prata, Albertina Lima de Oliveira, Feliciano Veiga
    e183430
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183430
  • Em torno da hermenêutica da escola anatomia de uma política em mutação

    Pedro Jorge Caetano
    e184044
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844184044
  • Prática pedagógica na educação de surdos o entrelaçamento das abordagens no contexto escolar

    Claudia Regina Vieira, Karina Soledad Maldonado Molina
    e179339
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844179339
  • Puntos de no-derivabilidad de una función y su importancia en la comprensión del concepto de derivada

    Claudio Fuentealba, Edelmira Badillo, Gloria Sánchez-Matamoros
    e181974
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844181974
  • Uma leitura não-tradicional de Johann Friedrich Herbart autogoverno pedagógico e posição ativa do educando

    Claudio A. Dalbosco
    e182622
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844182622
  • Disparidades no início do caminho brechas de gênero na escola primária

    Lina Martínez, Natalia Serna
    e184081
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844184081
  • Agentes educativos y multiculturalidad en el aula

    Antonio Rodríguez Fuentes, Alejandro Daniel Fernández Fernández
    e188506
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844188506

Errata

Tradução

  • Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada

    Lev Semionovich Vigotski
    e44003001
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844003001