PORTAL DE REVISTAS DA USP
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões online
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 47 (2021)
v. 47 (2021)
Publicado:
2021-12-07
Editorial
A ciência e os periódicos científicos: mais um ano de lutas num cenário de pandemia, negacionismos e desincentivos
Cláudia V. A. Galian, Émerson de Pietri
e20214701001
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1517-970220214701001
Entrevista
Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux
Maria Vieira Silva, Maria Veranilda Mota Campos
e202147002001
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147002001
Entre reformas curriculares e práticas pedagógicas: Ursula Hoadley e a “pedagogia na pobreza”
Cláudia Valentina Assumpção Galian, Maurício Braz de Carvalho
e202147002002
xml
pdf
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147002002
Tomada da palavra e conquista do tempo livre: uma entrevista com Jacques Rancière
Jonas Tabacof Waks, José Sérgio Fonseca de Carvalho, Lílian do Valle, María Beatriz Greco
e202147002001
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147002003
Artigos
La práctica del silencio como una herramienta educativa: directrices para la educación basada en competencias
Francisco José Lería Dulčić
e224651
pdf (Espanhol)
pdf (Inglês)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147224651
Reflexões sobre o fazer pedagógico nas aulas de Educação Física do Ensino Médio
Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani, Cleomar Ferreira Gomes
e229646
xml
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147229646
As narrativas de termodinâmica nos livros didáticos angolanos e a conceptualização dos seus leitores
Ana Sofia Afonso, Daniel A. Freitas
e231078
PDF
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231078
Do sonho à realização: pedagogia empreendedora, empresariamento da educação e racionalidade neoliberal
Alexandre Alves, Viviane Klaus, Carine Bueira Loureiro
e226115
PDF
PDF (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226115
Educação, escola e matemática escolar: sentidos dos professores de matemática da educação básica
Elenilton Vieira Godoy, Fabio Gerab, Vinício de Macedo Santos
e228971
xml
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228971
Expansão escolar pública e privada na periferia de São Paulo (1900-1964)
Adriana Santiago Rosa Dantas
e227795
PDF
PDF (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227795
O que dizem os alunos sobre os conflitos decorrentes de sua relação com os professores
Ernesto Barros André
e231789
PDF
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231789
Investigação científica da governança da educação: tendências empíricas e teóricas
Ivo Domingues, Maria José Costa
e231372
xml
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231372
Aprendizaje-Servicio universitario en contextos de actividad física, educación física y deporte: una revisión sistemática
Laura Cañadas
e237446
PDF (Espanhol)
PDF (Inglês)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147237446
Abordagem mista em teses de um programa de pós-graduação em educação: análise à luz de Creswell
Luciana Rodrigues Leite, Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde, Francisco das Chagas Rodrigues de Oliveira, João Batista Carvalho Nunes
e243789
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147243789
Diretrizes curriculares de Campinas para a educação física: o que está em jogo?
Maísa Ferreira, Mário Luiz Ferrari Nunes Nunes
e224749
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147224749
Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais
Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, Leôncio Soares
e227768
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227768
Desafío epistemológico de los conocimientos educativos indígena y escolar para una educación intercultural
Esteban Saavedra, Daniel Quilaqueo Quilaqueo
e231832
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231832
Educação antirracista no contexto político e acadêmico: tensões e deslocamentos
Marcos Antonio Batista da Silva
e226218
pdf (Inglês)
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226218%20
Consciência histórica e representações sociais: um estudo acerca das percepções de jovens estudantes sobre o Brasil
Aaron Sena Cerqueira Reis, Joilson Pereira da Silva
e226702
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226702
Educação, formação docente e multiletramentos: articulando projetos de pesquisa-formação
Obdália Santana Ferraz Silva, Úrsula Cunha Anecleto, Sirlaine Pereira Nascimento dos Santos
e221083
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147221083
O trabalho precário nos Institutos Federais: uma análise dos processos de intensificação do trabalho verticalizado
José Júlio César do Nascimento Araújo, Arminda Rachel Botelho Mourão
e226325
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226325
La constitución de un nuevo sujeto social indígena: pueblo guaraní, educación formal y capital intercultural
Yamila Irupé Nuñez
e227958
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227958
Meio ambiente como um valor cosmopolita: uma análise sócio-histórica comparada no currículo escolar de biologia
Luiza Maria Abreu de Mattos, Maria Margarida Gomes
e230058
xml
pdf
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147230058
Percepção discente sobre cursos de graduação em Ciências Agrárias e Humanidades da UNESP
Monique Matsuda dos Santos, Isabela Gomes Ferreira Pedroso, Sandra Cristina de Oliveira
e227954
xml
pdf
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227954
Mulheres, mulheres negras e configurações étnico-raciais na Escola Normal de Caetité, Bahia (1898-1943)
Elizeu Pinheiro da Cruz, Janaina de Jesus Santos, Maria Lúcia Porto Silva Nogueira, Nadila Luiza Oliveira Nogueira
e229809
pdf (Inglês)
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147229809
As marcas de cor/raça no ensino médio e seus efeitos na educação superior brasileira
Amélia Artes, Sandra Unbehaum
e228335
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228335
Quem quer saber de professor?”: percepção docente sobre a municipalização do ensino em Porto Velho/RO
Eudeir Barbosa de Oliveira, Marli Lúcia Tonatto Zibetti
PDF
PDF (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147233168
Representaciones sociales y prácticas pedagógicas en educación ambiental
Raúl Calixto-Flores
e234768
PDF (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147234768
Professores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações
Valéria Aparecida de Souza Siqueira, Pâmela Félix Freitas, Ocimar Munhoz Alavarse
e241339
pdf (Inglês)
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147241339
O papel da educação não formal (de adultos) na promoção do envelhecimento bem-sucedido
Maria da Conceição Pinto Antunes, Ana Catarina Macedo
e228938
PDF
PDF (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228938
Questões de gênero em Platão e Eurípedes: corpos antigos e gender performativity
Vânia Silva, Gabriele Cornelli
e226076
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226076
A questão da cidadania sob o olhar dos indígenas na Terra Indígena Cobra Grande, Santarém/PA
Messias Furtado da Silva, Renato Eugênio da Silva Diniz, Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar
e226019
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226019
Fatores mediadores no processo de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior
Marta Almeida
e220814
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147220814
A produção acadêmica de mulheres professoras no campo do saber teológico: sujeição ou subjetivação ética?
Neiva Furlin
e246094
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147223075
Retextualização do texto literário de divulgação científica A Tabela Periódica no ensino de Química
Arcenira Resende Lopes Targino, Marcelo Giordan
e221413
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147221413
A evasão na educação superior: definições e trajetórias
Camila Lima Coimbra, Leonardo Barbosa e Silva, Natália Cristina Dreossi Costa
e228764
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228764
A constituição da lógica professoral: um estudo sobre saberes e práticas docentes franco-brasileiras
Gabriela Abuhab Valente
e232638
xml
pdf
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147232638
A docência entre o ideal republicano e as violências do cotidiano
Libania Xavier
e236303
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147236303
Língua portuguesa como marca distintiva: uma escola de identidade timorense na ocupação indonésia
Ângelo Ferreira
e234016
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147234016
Avaliação em língua inglesa: revelando opiniões de alunos e pais
Claudio Díaz Larenas, Nicolás Acuña Boero, Barbara Ravanal Rodríguez, Ignacio Riffo Sánchez
e226529
xml (Inglês)
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226529
Linhas de criação em uma aula de história: o paradoxo do pensamento diante do dispositivo de banalização
Caroline Pacievitch, Nilton Mullet Pereira
e226080
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226080
O debate sobre a democratização da educação pública e a tese da gestão democrática radical da escola
Carlos Felipe Nunes Moreira
e222657
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147222657
Pedagogia do seminário universitário: proveniência histórica e tradução contemporânea
Jorge Ramos do Ó
e229256
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147229256
Apreciações valorativas de estudantes de mestrado sobre o ensino da leitura e da escrita
Marcela Tavares de Mello, Jéssica do Nascimento Rodrigues
e233998
pdf (Inglês)
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147233998
Variáveis que influenciaram o IDEB do ensino fundamental das redes públicas municipais paulistas em 2017
Jaime Crozatti
e230327
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147230327
As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso
Madalena Ramos, César Morais
e231584
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231584
Proposições do Banco Mundial para a política educacional brasileira (2016-2018)
Dhyovana Guerra, Ireni Marilene Zago Figueiredo
e231359
PDF (Inglês)
PDF
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231359
Libros de texto y nacional-catolicismo en las dictaduras salazarista y franquista
António Gomes Ferreira, Erika González García
e238548
PDF (Espanhol)
PDF (Inglês)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147238548
Educación para el consumo sostenible desde la pedagogía crítica
Miguel Martín-Sánchez, Laura Casares-Ávila, Jorge Cáceres-Muñoz
e235557
PDF (Espanhol)
xml (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147235557
A implementação do ensino remoto na pandemia: qual o lugar da educação especial?
Amanda Costa Camizão, Patricia Santos Conde, Sonia Lopes Victor
e245165
pdf (Inglês)
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147245165
A cidadania europeia na escola: complementando o currículo
Filipe Piedade, Norberto Ribeiro, Carla Malafaia, Manuel Loff, Isabel Menezes, Tiago Neves
e230371
PDF
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147230371
Perfil e percepções de futuras educadoras do campo a partir do ingresso em Universidade Pública
Laura Jane Gisloti, Dalva Melo dos Santos, Cíntia Melo dos Santos, Sandra Procópio da Silva
e222383
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147222383
Resiliência pedagógica: escolas ribeirinhas frente às variações de seca e cheia do Rio Amazonas
Danielle Golvim da Silva Alencar, Francimara Souza da Costa
e230347
xml
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147230347
Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Espírito Santo: trajetória, organização e funcionamento
Charlinni da Rocha Leonarde, Renata Duarte Simões, Alexandro Braga Vieira, Jacyara Silva de Paiva
e227206
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227206
Escribir para aprender en dos disciplinas: construcción conjunta del conocimiento y extensión del tiempo didácticol
María Elena Molina, Laura Marina Colombo
e236782
PDF (Inglês)
PDF (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147236782
Investigaciones sobre los efectos de la neoliberalización de la educación superior pública en América Latina
Isaura Castelao-Huerta
e232882
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147232882
Educação na aldeia e escola indígena de Muã Mimatxi: o tehêy de pescaria de conhecimento
Werymehe Alves Braz, Juarez Melgaço Valadares
e236053
xml
pdf
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147236053
Pervivencia de estereotipos de género en las imágenes de los libros de texto de música españoles
María del Mar Bernabé Villodre, Desirée García Gil, Vladimir Martínez Bello
e236340
PDF (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147236340
Práctica pedagógica, metacognición y comprensión lectora en lengua extranjera: una revisión sistemática desde un enfoque deductivo
Milton Pájaro Manjarres, Marlene Zwierewicz
e239040
PDF (Inglês)
xml (Espanhol)
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147239040
Educação não formal: história e crítica de uma forma social
Carolina Catini
e222980
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147222980
Envolvimento de alunos com TEA em situações de bullying de acordo com múltiplos informantes
Carla Samya Nogueira Falcão, Ana Carina Stelko-Pereira Stelko-Pereira, Dayse Lôrrane Gonçalves Alves
e217359
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147217359
As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente
Néri Emílio Soares Júnior, Lívia Freitas Fonseca Borges
e222664
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147222664
Uma análise da antropologia da educação nas Reuniões Brasileiras de Antropologia (2000-2020)
Amurabi Oliveira
e224182
xml
pdf
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147224182
Perfis editoriais e a construção de significados em impressos da educação física (1932-1960)
Juliana Martins Cassani, Amarílio Ferreira Neto, Wagner dos Santos
e225178
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147225178
A agenda educacional do Banco Mundial em tempos de ajuste e pandemia
João Márcio Mendes Pereira
e242157
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147242157
Alumnado (a)normal y marginalidad en la enseñanza media chilena: qué dice el profesorado
Alberto Moreno Doña, Enrique Rivera García, Sergio Toro Arévalo
e229862
pdf (Espanhol)
xml (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147229862
Experiência educativa no Taekwondo: autoconfrontação como análise subjetiva do movimento
Luiz Arthur Nunes da Silva, Terezinha Petrucia da Nóbrega
e229608
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147229608
Gramsci, educação e escola unitária
Marcos Francisco Martins
e226099
pdf (Inglês)
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226099
Começar pelo meio de um fazer: recompor o ensino de sociologia
Graziele Ramos Schweig
e223740
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147223740
Apagamentos de corpos: educação, corpo-enunciado e resistências
Rodrigo Pedro Casteleira, Eliane Rose Maio
e226976
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226976
Inserção profissional na docência: experiência de egressos do PIBID
Isabel Maria Sabino de Farias, Silvina Pimentel Silva Silva, Nilson de Souza Cardoso
e225968
xml
pdf
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147225968
Filosofia nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio e no Enem: lacunas temporais e conceituais
Ester Pereira Neves de Macedo
e228013
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228013
Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC
Lilia Asuca Sumiya, Hironobu Sano
e235134
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147235134
Indicadores sociais sobre pessoas com deficiência intelectual: ensaio interseccional com vistas a políticas de educação
Ingrid Anelise Lopes, Rosângela Gavioli Prieto, Roseli Kubo Gonzalez
e232273
xml
pdf
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147232273
O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas
Ana Paula Zerbato, Enicéia Gonçalves Mendes
e233730
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147233730
Tempo de trabalho e de ensino: composição da jornada de trabalho dos professores paulistas
Andreza Barbosa, Maria José da Silva Fernandes, Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Thiago Borges de Aguiar
e235807
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147235807
A imagem de afirmação positiva do ibero-ásio-afro-ameríndio na dimensão pedagógica do Cinema Negro
Celso Luiz Prudente
e237096
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147237096
Errata
ERRATA: Em perigo/perigoso: racismo esquemático e paranoia branca
Fabiana A. A. Jardim
e460100302E
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147460100302E
Errata do artigo English language assessment: unfolding school students’ and parents
Claudio Díaz Larenas
pdf (Inglês)
xml (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147226529E
Errata: Youth and Adult Education within the municipal sphere in Minas Gerais
Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, Leôncio Soares
xml (Inglês)
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147227768E
Errada da entrevista - Entre reformas curriculares e práticas pedagógicas: Ursula Hoadley e a “pedagogia na pobreza”
ERRATUM - Interview Between curricula reforms and pedagogical practices: Ursula Hoadley and the “pedagogy in poverty”
Cláudia Valentina Assumpção Galian
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1517-9702202147002002E
ERRATA: Educação, redistribuição e reconhecimento: contribuições do pensamento de Nancy Fraser para a debate sobre justiça
Swamy de Paula Lima Soares
pdf
Colaboradores
Relação de pareceristas ad hoc (2020-2021)
Anna Cecília Cruz
e2021470300300
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1517-97022021470300300
SEÇÃO TEMÁTICA: JUSTIÇA E EDUCAÇÃO: UM DEBATE NECESSÁRIO
Educação, redistribuição e reconhecimento: contribuições do pensamento de Nancy Fraser para a debate sobre justiça
Swamy de Paula Lima Soares
e246094
xml
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147246094
Liberdade é conquista social? Freire e Vigotski na perspectiva da educação em direitos humanos
Andressa Urtiga Moreira, Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino
e226278
pdf
pdf (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226278
Injustiças e astúcias associativas nas ocupações das escolas públicas do Rio de Janeiro em 2016
Ubirajara Santiago de Carvalho Pinto
e238861
xml
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147238861
A efetivação do direito à educação de qualidade como ação do Ministério Público de Pernambuco
José Almir do Nascimento, Luciana Rosa Marques
e239022
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147239022
O difícil encontro da justiça com a educação: problematizações sobre a justiça restaurativa
Flávia Schilling, Daniele Kowalewski
e238777
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147238777
Compor o reconhecimento: explorar laços com os outros na escola
José Manuel Resende, Luís Gouveia, David Beirante, Lucas Freitas de Souza
e238697
PDF
PDF (Inglês)
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147238697
Concepções de justiça escolar em documentos do PNUD e da UNESCO
Maria José de Rezende
e238594
xml
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147238594
Educação em direitos humanos no currículo das licenciaturas de instituições federais de educação superior
Daiane da Luz Silva, Maria Constantina Caputo, Renata Meira Veras
e244510
xml
pdf
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147244510
Injustiças vividas e demandas por reconhecimento numa escola pública: expressões de estudantes de ensino médio
Alice Miriam Happ Botler
e238752
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147238752
Tradução
O transnacional na história da educação
Vera Eugenia Roldán, Eckhardt Fuchs
e470100301trad
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022021470100301trad
Apresentação da tradução do artigo: O transnacional na história da educação
Alexandre Ribeiro e Silva, Ana Carolina de Carvalho Guimarães, Diana Gonçalves Vidal
e470100301
xml
pdf
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022021470100301
Tradução: Capital cultural e reprodução escolar: um balanço crítico
Débora C. Piotto, Maria Alice Nogueira
e470100301
xml
pdf
xml
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022021470100302
Seção Temática: Infância, Política e Educação
¿Qué ideas sobre su derecho a la intimidad en la escuela construyen niños y niñas?
Axel César Horn
e237848
pdf
xml
pdf (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147237848
Movimentos sociais, participação infantil e direitos da criança no Brasil
Maria Cristina Soares de Gouvêa, Levindo Diniz Carvalho, Isabel de Oliveira e Silva
e237436
xml
PDF
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147237436
Idioma
English
Español
Português