v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa

					Visualizar v. 48 n. contínuo (2022): Educação e Pesquisa
Publicado: 2022-02-17

Editorial

  • Reflexões pós-pandemia em um mundo em transformação

    Cássia Sofiato, Cláudia Valentina Galian, Elias Evangelista Gomes, Lia Machado Fiuza Fialho, Maria da Graça Jacintho Setton
    e20224801001
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-970220224801001

Entrevista

  • Por uma história transnacional da sociologia: entrevista com Gisèle Sapiro

    Gabriela Valente, Charlène Ménard, Maria da Graça J. Setton
    e202248002001
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248002001
  • Feminismo negro: pedagogias, epistemologias, ético-políticas e métodos. Entrevista com Christen A. Smith

    Adriana Tolentino Sousa, Uvanderson Silva, Fabiana Jardim
    e201948002002
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248002002

Seção Temática: Infância, Política e Educação

  • Documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para o princípio estético

    Luciane Pandini-Simiano, Anna Carla Luz Lisboa
    e246869
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246869por
  • A oferta da educação infantil no setor privado: direito ou negócio

    Denise Madeira de Castro e Silva
    e248770
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248248770por
  • Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil

    Elaine Conte, Cristiele Borges dos Santos Cardoso
    e257250
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248257250por

SEÇÃO TEMÁTICA: JUSTIÇA E EDUCAÇÃO: UM DEBATE NECESSÁRIO

  • Alguns aspectos da relação entre escola e direitos humanos na França no século XVIII

    Rodison Roberto Santos
    e252932
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248252932por
  • Judicialização de vagas na educação infantil em tempo integral no município de Vitória (ES)

    Universidade Federal do Espírito Santo, Vania Carvalho de Araújo
    e252897
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248252897por
  • Efeitos da judicialização da educação infantil evidenciados na produção acadêmica brasileira (2009-2019)

    Maciela Mikaelly Carneiro de Araújo, Solange Mary Moreira Santos
    e262181
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-46342022262181por
  • O bullying escolar na legislação brasileira: uma análise documental

    Edgar Abrahão Pereira, Grazielli Fernandes, Débora Dalbosco Dell’Aglio
    e249984
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248249984por

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19

SEÇÃO TEMÁTICA: 20 anos depois: pensar com e sem Bourdieu

  • A atualidade de A reprodução de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron: 50 anos de um legado acadêmico e político

    Adriane Knoblauch, Cristina Carta Cardoso de Medeiros
    e245469
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248245469
  • Pierre Bourdieu, catedrático de sociologia no Collége de France

    Amurabi Oliveira, Camila Ferreira da Silva Silva
    e253814
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248253814
  • Limites da teoria dos campos: tensões em sua autonomia relativa

    Juliana Miraldi
    e254991
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254991por
  • Batalhadores culturais: trajetórias de mobilidade ascendente nos meios populares1

    Ana Rodrigues Cavalcanti Alves
    e254909
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254909por
  • Socialização de habitus: gênero e geração nas elites paulistanas

    Maria da Graça J. Setton, Cláudia Vianna, Paulo Rogério da C. Neves
    e254257
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254257por
  • Uma análise bibliométrica da recepção de Pierre Bourdieu na ciência política

    Adriano Codato, Maiane Bittencourt, Rafael Perich, Rodrigo Silva
    e255565
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248255565por
  • A reprodução de Bourdieu e Passeron muda a visão do mundo educacional

    Ione Ribeiro Valle
    e244296
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244296
  • Sobre a construção do objeto em sociologia: categorias bourdieusianas para compreender os “adeptos da sustentabilidade”

    Bruno Costa Barreiros
    e254863
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254863por
  • Área de ensino: reflexões a partir da teoria dos campos de Pierre Bourdieu

    Fernanda Ostermann, Flavia Rezende, Matheus Monteiro Nascimento, Luciana Massi
    e254584
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254584por
  • Políticas de democratização do ensino superior e a reprodução de desigualdades sociais: estudo de caso

    Thiago Antônio de Oliveira Sá
    e248527
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248248527por
  • Para uma teoria do capital esportivo: conversações com Bourdieu e Lahire

    Gabriel Carvalho Bungenstab, Juliano de Souza, Rui Proença Garcia
    e253013
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248253013por
  • Compreender e compreender-se: o campo educacional brasileiro num itinerário de leituras de Pierre Bourdieu

    Denice Barbara Catani
    e254836
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254836por

Artigos

  • A essência e a aparência no contexto curricular da licenciatura no curso de geografia da Universidade Estadual de Londrina

    Adriana Regina de Jesus Santos, José Alexandre Gonçalves
    e236020
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248236020
  • Problemas enfrentados por alunas de graduação em ciência da computação: uma revisão sistemática

    Uyara Ferreira Silva, Deller James Ferreira, Ana Paula Laboissière Ambrósio, João Lucas dos Santos Oliveira
    e236643
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248236643eng
  • A circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-1920)

    Vera Teresa Valdemarin
    e234750
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244750por
  • A identificação dos discentes com as associações atléticas universitárias e o reflexo quanto ao engajamento estudantil junto às instituições de ensino superior

    André Francisco Alcântara Fagundes, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do Prado, Débora Fabiana Felix
    e239088
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239088por
  • A cultura ensaística entre a fabulação e o ensaísmo acadêmico: uma leitura

    Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci
    e243164
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243164por
  • O esporte no contexto escolar extracurricular: sentidos e contradições no ensino do futsal

    Christiano Streb Ricci, Flavia Volta Cortes de Oliveira, Renato Francisco Rodrigues Marques
    e237054
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237054por
  • Diferenças no desempenho acadêmico na UFMG: entre ingressantes via vestibular e via Enem

    Iago Amaral, André Braz Golgher
    e237939
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237939por
  • O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em história: um estudo sobre Brasil/Portugal

    Marisa Noda, Maria Glória Parra Santos Solé, Marlene Cainelli
    e244825
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244825port
  • A assistência estudantil no processo educacional: possibilidades de atuação

    Priscila da Silva Soares, Cledir de Araújo Amaral
    e238181
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238181%20
  • Os saberes da complexidade e as práticas pedagógicas

    Mônica Aparecida Rodrigues Luppi, Marilda Aparecida Behrens, Edna Liz Prigol
    e245243
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248245243por
  • Educação inclusiva na universidade: perspectivas de formação de um estudante com transtorno do espectro autista

    Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira, Cinthia Brenda Siqueira Santiago, Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira
    e238947
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238947por
  • O corpo criança na travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental

    Gisele Brandelero Camargo, Marynelma Camargo Garanhani
    e239129
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239129por
  • Ascese do amor e fragilidade da formação humana n’O banquete, de Platão

    Claudio A. Dalbosco, Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio
    e236862
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248236862%20
  • Processos de criação com imagens na educação das artes visuais

    Francieli Regina Garlet, Vivien Kelling Cardonetti, Marilda Oliveira de Oliveira
    e237521
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237521
  • Formação docente à deriva: a preparação para o magistério superior em programas de pós-graduação em direito no Brasil

    Joannes Paulus Silva Forte, Jordi Othon Angelo
    e237253
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237253%20
  • Trabalhando todo o tempo: sobrecarga e intensificação no trabalho de professoras da educação básica

    Moacir Fernando Viegas
    e244193
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244193
  • Plano Nacional de Cultura: análise jurídica da concepção, tramitação e potencialidades

    Francisco Humberto Cunha Filho
    e244555
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244555por
  • Ensinando através de vidas: construções biográfico-narrativas pensadas como metodologia ativa e significativa

    Raul da Fonseca Silva Thé
    e246118
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246118por
  • O experimento didático formativo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental

    Raquel A. Marra da Madeira Freitas, José Carlos Libâneo
    e246996
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246996
  • Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores

    Paulo Delgado, Vera Diogo, João M. S. Carvalho, Pedro Martins
    e249171
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248249171
  • Erros em esquemas de demonstração com números complexos

    Patrícia Damas Beites, Maria Luísa Branco Branco, Cecília Costa
    e235587
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248235587
  • A rede estrangeira de estudos sobre antropologia da educação pensada por meio da inscrição literária

    Bruno Luiz x Bruno Luiz Américo, Fagner Carniel
    e234239
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248234239%20%20
  • A criança surda na educação infantil bilíngue: a importância do social para a construção da linguagem

    Érica Aparecida Garrutti, Tarsila Nunes de Andrade Moreira
    e234024
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248234024
  • Teoria do fluxo e aprendizagem no contexto brasileiro: uma revisão sistemática de literatura

    Alanda Maria Ferro Pereira, Sheyla C. S. Fernandes, Ig Ibert Bittencourt, Amarillys Félix
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237870por
  • As operações e o mando: ensaio de análise de ofícios burocráticos (Santa Catarina, 1928)

    Carolina Cechella Philippi
    e239852
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239852por
  • História dos afro-brasileiros, africanos e a educação antirracista: o olhar das/os professoras/es das licenciaturas

    Cíntia Santos Diallo, Cláudia Araújo de Lima
    e234744
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248234744
  • O “bom trabalho” e a formação de pedagogas

    Cristina Satiê de Oliveira Pátaro, Valéria Amorim Arantes
    e237778
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237778eng
  • Caracterización de problemas multiplicativos de números enteros propuestos por futuros maestros

    Miguel Montes, Maria Isabel Pascual, José Carrillo, Juan Pedro Martín-Díaz
    e238551
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238551esp%20
  • Educação e condição feminina em um tratado de Alexandre de Gusmão escrito na América Portuguesa no final do século XVII

    Fernando Ripe, Giana Lange do Amaral
    E238149
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238149en
  • “Mar de bullying”: turbilhão de violências contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na escola

    Mateus Aparecido de Faria
    e241630
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241630por
  • Elaboración de una guía de análisis de libros de texto de matemáticas basada en la teoría de la idoneidad didáctica

    María José Castillo Céspedes, María Burgos, Juan D. Godino
    e238787
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238787eng
  • Reflexões sobre formação de professores de filosofia à luz da fase teatral de Jerzy Grotowski

    Débora Mariz, Camila Machado
    e239767
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239767
  • O movimento disciplinar na educação física norte-americana: contribuições e limites para a estruturação do campo científico

    Rafael Augusto Marques dos Reis, Luiz Fernando Badaró, Vinicius Machado de Oliveira, Juliano de Souza
    e234816
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248234816por
  • Higiene para as escolas primárias: a produção escrita de Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1922-1939)

    Angélica Pall Oriani Oriani
    e238999
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238999%20
  • Crianças surdas e experiências com a palavra escrita

    Rosane Aparecida Favoreto da Silva, Alessandra Gotuzo Seabra
    e239142
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239142
  • Análise das dimensões social e acadêmica de uma brinquedoteca em uma instituição de ensino superior

    Maria Fernanda Diogo
    e236386
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248236386
  • Identidad lectora de profesores noveles y mediación literaria digital: entrecruces entre trayectorias y competencias

    Lorena Berríos Barra, Antonio Mendoza Fillola, Margarida Prats Ripoll
    e233911
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248233911
  • Corpo e prática pedagógica: diálogos entre dimensões pessoal e profissional no ensino de educação física

    Paula Pessoa dos Santos de Nader Pereira, Alan Camargo Silva, Sílvia Maria Agatti Lüdorf
    e237152
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248237152
  • La importancia de leer cuentos para el desarrollo lingüístico de preescolares con Trastorno de Lenguaje

    Maribel Granada Azcárraga, María Pomés Correa, Francisca Cáceres Zúñiga
    e233178
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248233178
  • As práticas pedagógicas e a autonomia de professores no contexto de ensino bilíngue de elite

    Luana Francine Mayer, Rosana Mara Koerner
    e246542
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246542por
  • Representações das classes secundárias experimentais construídas por Gildásio Amado (1958-1973)

    Fernanda Gomes Vieira, Norberto Dallabrida
    e246923
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246923
  • Relação com o saber e táticas de territorialização de jovens bolsistas do ensino médio na escola privada

    Andrea Cecilia Moreno, Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
    e246763
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246763por
  • Modos de conceituar e investigar a identidade profissional docente nas revisões de literatura

    Cristina Meyer, Leticia Losano, Dario Fiorentini
    e246037
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246037por
  • Intereses STEM/STEAM del alumnado de Secundaria de zona rural y de zona urbana en España

    Luis-Ángel Tamargo-Pedregal, Susana Agudo-Prado, Javier Fombona
    e240890
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240890
  • A escola em movimento em prol da promoção da competência de leitura: uma revisão teórica

    Heike Schmitz, Julian Tejada, Danilo Silva
    e242455
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248242455por
  • Currículos de formação de professores: o poder de agência em questão

    Maria Julia Carvalho de Melo, Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Carlinda Leite
    e247432
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248247432por
  • Contextos socioeconómicos territoriais, educação e insucesso escolar na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra

    Cristina Barros, António Rochette Cordeiro, Rui Gama, Luís Alcoforado
    e231821
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248231821eng
  • ¿Qué sabemos de la cultura académica? Revisión del concepto en la literatura en educación superior

    Liliana Pedraja-Rejas, Emilio Rodríguez-Ponce, Julio Labraña
    e240831
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240831port
  • La invisibilidad social del pueblo mapuche en la enseñanza de la historia en Chile

    Alexis Sanhueza Rodríguez, Joan Pagès Blanch, Neus González-Monfort, Gustavo González-Valencia
    e243440
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243440esp
  • Egressas(os) do curso de pedagogia (2002 a 2012) na Faculdade de Educação da USP: impressões sobre a experiência formativa

    Marcos Garcia Neira, Elizabeth dos Santos Braga, Rita de Cassia Gallego
    e246192
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246192por
  • Análise do desenvolvimento temático dos estudos sobre games na educação

    Jeferson Antunes, Eduardo Santos Junqueira Rodrigues Rodrigues
    e240020
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240020por
  • Formação experiencial e aprendizagem biográfica: refletir para atribuir sentidos às experiências?

    Catarina Doutor, Natália Alves
    e241700
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241700por
  • O lugar do conceito de mundo da vida de Edmund Husserl na pedagogia libertadora de Paulo Freire

    Gabriela Ribeiro de Campos, Peri Mesquida, Luci Frare Kira
    e245421
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248245421por
  • Pesquisa em ensino de química no Brasil entre 2002 e 2017 a partir de periódicos especializados

    Iara Terra de Oliveira, Leonardo José Steil, Wilmo Ernesto Francisco Junior
    e239057
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239057
  • Gustavo Alberto: “invenção” e circulação da primeira carteira escolar patenteada no Brasil (1881-1884)

    Juarez José Tuchinski dos Anjos
    e241234
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241234
  • Saúde do trabalhador docente e pesquisa: sujeito ou objeto, raramente afeto

    Cristiane da Silva Costa, Ricardo Burg Ceccim
    e242423
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248242423por
  • Letramento e autoria: uma proposta de sequência didática para o ensino de literatura

    Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos, Analice de Oliveira Martins
    e241466
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-46342022482241466por
  • Pelo fio do nome: relações transnacionais no processo de provimento material do Ginásio Paranaense (1892-1906)

    Gecia Aline Garcia, Gizele de Souza
    e248461
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248248461por
  • Elementos da sociologia compreensiva de Max Weber: aplicação categorial para a pesquisa em educação

    Edmilson Menezes, Nilma Margarida de Castro Crusoé
    e239168
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239168por
  • O pensamento conceitual de fração: o modo de organização do ensino davydoviano

    Daiane de Freitas, Ademir Damazio
    e236913
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248236913por
  • Imaginação, racionalidade e educação: bases da criação e do conhecimento

    Simone Corbiniano
    e240693
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240693
  • O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): articulações com a nova gestão pública

    José Carlos Rothen, Géssica Priscila Ramos, Regilson Maciel Borges, Ana Paula Silveira, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
    e239353
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239353por
  • Creatividad, innovación pedagógica y educativa: análisis de la percepción de un grupo de docentes chilenos

    Andrés Troncoso A. Troncoso , Gonzalo Aguayo C. Aguayo, Carmen Claudia Acuña Z Acuña , Laura Torres R. Torres
    e238562
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238562%20
  • Bibliotecas escolares e salas de leitura importam para o aprendizado dos estudantes?

    Cecília Coutinho de Miranda, Daniel Santos Braga, Ana Paula Campos Cavalcanti
    e212158
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248242158por
  • Racismo: um desafio para a educação bilíngue em Madrid

    David Patrick Doherty, Juana María Anguita Acero, Francisco Javier Sánchez-Verdejo Pérez
    e240475
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240475eng
  • Por uma didática decolonial: epistemologia e contradições

    Maria Amélia Santoro Franco
    e240473
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240473%20
  • O papel da violência escolar no abandono da carreira docente: proposta de uma matriz analítica

    Sullyvan Garcia-Silva, Paulo Lima Junior
    e238747
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238747%20
  • Aprender a desobedecer, ¿una tarea necesaria para los futuros docentes?

    Suyapa Martínez-Scott, Miriam Sonlleva Velasco, Roberto Monjas Aguado
    e232792
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248232792
  • Domínios de ação de pesquisadores em Educação no Brasil

    Célia Elizabete Caregnato, Bernardo Sfredo Miorando, Denise Leite
    e248132
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248248132por
  • ¿PISA desde la cuna? El Estudio Internacional de Aprendizaje Temprano e implicancias para América Latina

    Mathias Urban Urban, Jennifer Guevara, Peter Moss
    e248362
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248248362esp
  • Sociologia da infância e reprodução interpretativa: um modelo redondo do desenvolvimento infantil

    Nislândia Santos Evangelista, Rita de Cássia Marchi
    e241891
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241891por%20
  • Uma análise de significados da matemática para ingressantes de um curso de licenciatura

    Leandro de Oliveira Souza, Lorraine Silva Gonçalves, Rayane Gomes de Medeiros, Cristiane Coppe de Oliveira
    e241471
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241471por
  • A implementação do Pronatec e as implicações na política de educação profissional: o prescrito e o efetivado

    Danilma de Medeiros Silva, Dante Henrique Moura
    e240913
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240913por
  • O ensino de história e o livro didático na geopolítica do conhecimento em Timor-Leste

    Daniel De Lucca
    e238720
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238720
  • Ideologia e mudança de discurso de graduandos camponeses: contribuições bakhtinianas para a educação do campo

    Brenda Santos de Sousa, Frederik Moreira-dos-Santos
    e243360
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243360por
  • Antologia de um currículo: notas esquizoanalíticas para cartografar narrativas seriadas

    Evanilson Gurgel, Marlécio Maknamara
    e242904
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248242904por
  • Estudantes universitários brasileiros na Espanha: motivações e fatores de decisão

    Luciano Kingeski, Jordi Olivella Nadal
    e243385
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243385por
  • Competencia digital docente para crear contenidos: autopercepción del profesorado en formación didáctico-científica de Galicia (España)

    Nuria Castiñeira Rodríguez, María-Asunción Lorenzo-Rial, Uxío Pérez Rodríguez
    e243510
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243510
  • Aproximações entre Paulo Freire e Theodor Adorno em torno da educação emancipatória

    Damião Bezerra Oliveira, Izan Rodrigues de Souza Fortunato, Waldir Ferreira de Abreu
    e239149
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239149%20
  • Contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão das questões raciais na educação escolar

    Edmundo Fernandes Souza Filho, Edna Martins
    e240020
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248239195
  • Escolas, territórios e afirmação cultural em periferias urbanas no Sul do Brasil

    Rodrigo Manoel Dias da Silva
    e246918
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246918por
  • Ensino de português nos inícios do século XX: análise do documento inédito de Virgínia Gersão

    Susana Fontes, Sónia Coelho
    e244603
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244603por%20
  • Aprender a ser reinadeiro no cotidiano do Quilombo da Irmandade do Rosário de Justinópolis

    Sônia Cristina de Assis, Genesco Alves De Sousa, José Alfredo Oliveira Debortoli
    e245243
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248245486
  • Alfabetizar é mais que ensinar um código: discurso e autoria no ensino da língua

    Luciene Cerdas
    e240660
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248240660por
  • Educação matemática e a formação do homo oeconomicus

    Jéssica Ignácio de Souza, Cláudia Regina Flores
    e244997
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244997
  • Normalidad, rendimiento y subjetividad en el contexto escolar chileno: análisis desde la gubernamentalidad

    Tuillang Yuing-Alfaro, Marcela Apablaza Santis
    e244891
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244891esp
  • Sentidos de educação na publicidade da EaD: do paradigma do processo ao paradigma do produto

    Eduardo Alves Rodrigues, Cármen L. H. Agustini
    e243770
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248243770por
  • A formatação da prova afeta o desempenho dos estudantes? Evidências do Enem (2016)

    Leonardo Barichello, Rita Santos Guimarães, Dalson Britto Figueiredo Filho
    e241713
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248241713por
  • Enseñanza de la comunicación oral en contexto indígena

    María Paz Vásquez Ramírez, Miguel Del Pino
    e242426
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248242426eng
  • Integrar e acolher: o acesso de refugiados e imigrantes haitianos nas universidades

    Luise Bittencourt Peres, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira-Adão, Carolina Freddo Fleck
    e244344
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244344por
  • A formação de educadores de adultos implicados no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais

    Catarina Paulos, Carmen Cavaco
    e244384
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244384por

Colaboradores

  • Relação de pareceristas ad hoc (2021-2022)

    Editor editor chefe
    e480300300
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022022480300300

Errata