v. 34 n. 3 (2008)

					Visualizar v. 34 n. 3 (2008)
Publicado: 2008-12-01

Editorial

  • Contribuições para a divulgação da pesquisa em educação produzida no Brasil na contemporaneidade

    Denise Trento Rebello de Souza, Teresa Cristina Rego
    427-433
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300001

Artigos

  • Reformas educativas, viagem e comparação no Brasil oitocentista: o caso de Uchoa Cavalcanti (1879)

    Alessandra Frota Martinez de Schueler, José Gonçalves Gondra
    437-448
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300002
  • Articulação entre primário e secundário na era Vargas: crítica do papel do estado

    Maria Angélica Pedra Minhoto
    449-463
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300003
  • Educação e liberdade em Hannah Arendt

    Vanessa Sievers de Almeida
    465-479
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300004
  • Geografia e cartografia escolar: o que sabem e como ensinam professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental?

    Adriano Rodrigo Oliveira
    481-494
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300005
  • Um ensaio sobre as concepções de professores de Matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa

    Antonio Vicente Marafioti Garnica
    495-510
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300006
  • Mulheres, homens e matemática: uma leitura a partir dos dados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional

    Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
    511-526
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300007
  • O efeito das escolas no aprendizado dos alunos: um estudo com dados longitudinais no Ensino Fundamental

    Maria Teresa Gonzaga Alves, José Francisco Soares
    527-544
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300008
  • Sala de aula e teceduras subjetivas

    Vera Lúcia Blum
    545-556
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300009
  • Exercício docente na escola: relações sociais, hierarquias e espaço escolar

    Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
    557-569
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300010

Tradução