PORTAL DE REVISTAS DA USP
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões online
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 41 (2015): Número Especial
v. 41 (2015): Número Especial
Publicado:
2015-12-01
Editorial
Quarenta anos de um periódico em educação: celebração de uma longa trajetória (1975-2015)
Teresa Cristina Rego, Denise Trento Rebello de Souza
1119-1125
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-970220154100001
Importantes correntes de pesquisa etnográfica sobre educação: maiorias, minorias e migrações através das Américas
Apresentação
Elsie Rockwell, Kathryn Anderson-Levitt
1129-1135
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508148880
Escuelas, familias y tramas sociourbanas: entrecruzamientos en contextos de diversidad y desigualdad social
María Rosa Neufeld, Laura Santillán, Laura Cerletti
1137-1151
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144876
Migração e educação: perspectivas socioculturais
Lesley Bartlett, Diana Rodríguez, Gabrielle Oliveira
1153-1171
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144891
Descobrindo o contemporâneo no tradicional: reavaliação do impacto das pedagogias indígena maia e ocidental moderna sobre a identidade e oSelf
Sheryl Ann Ludwig, Margaret Diane LeCompte
1173-1190
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144903
Práticas de letramento, antropologia linguística e desigualdade social: casos etnográficos e compromissos teóricos
James Collins
1191-1211
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144842
Etnografia e aprendizagem na prática: explorando caminhos a partir do futebol no Brasil
Ana Maria R. Gomes, Eliene Lopes Faria
1213-1228
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144867
Os jovens desafiam a comunidade: entre a esperança e a estigmatizaçãoI
S. Nombuso Dlamini
1229-1255
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144902
Más allá de la socialización y de la sociabilidad: jóvenes y bachillerato en México
Eduardo Weiss
1257-1272
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144889
Dossiê - Para onde caminham as atuais avaliações educacionais?
Apresentação
José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia, Lisete Regina Gomes Arelaro, Luiz Carlos de Freitas
1275-1281
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508148846
Autoavaliação como estratégia de resistência à avaliação externa ranqueadora
Geisa do S. C. V. Mendes, João Caramelo, Lisete R. G. Arelaro, Manuela Terrasêca, Mara R. L. De Sordi, Sonia M. P. Kruppa
1283-1298
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144828
Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória
Ana Maria Saul
1299-1311
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143035
Recuo ao cientificismo, paradoxos da transparência e corrupção em educação
Almerindo Janela Afonso
1313-1326
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508145423
Promover a partir do interior: o papel do facilitador no apoio a formas dialógicas e reflexivas de auto-avaliação
Anna Bondioli
1327-1338
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142307
A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal
Licínio C. Lima
1339-1352
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142521
Tomar de empréstimo o sucesso finlandês no PISA? Algumas reflexões críticas, da perspectiva de quem faz este empréstimo
Maija Salokangas, Jaakko Kauko
1353-1366
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144214
Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate
Adriana Bauer, Ocimar Munhoz Alavarse, Romualdo Portela de Oliveira
1367-1384
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144607
Dossiê - A escola: entre o reconhecimento, o mérito e a excelência
Apresentação
Maria da Graça Jacintho Setton, Danilo Martuccelli
1385-1391
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508
A fabricação social dos indivíduos: quadros, modalidades, tempos e efeitos de socialização
Bernard Lahire
1393-1404
PDF
PDF (Francês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141651
A escolha e o reconhecimento pela educação: o caso de Antônio
Maria da Graça Jacintho Setton
1405-1418
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141720
Culturas de escola e celebração da excelência: cartografia das distinções em Portugal
Leonor Lima Torres
1419-1438
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142954
Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médio
Paulo Cesar Rodrigues Carrano, Andreia Cidade Marinho, Viviane Netto Medeiros de Oliveira
1439-1454
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143413
Transnacionalismo, juventude rural e a busca de reconhecimento
Maria Zenaide Alves, Juarez Tarcísio Dayrell
1455-1471
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143396
Una revolución neoliberal: la política educacional en Chile desde la dictadura militar
Natalia Slachevsky Aguilera
1473-1486
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141660
Entre a entrega e a renúncia: excelência acadêmica em escolas públicas chilenas de alta performance
Maria Luísa Quaresma
1487-1502
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141701
La escuela y la cuestión del mérito: reflexiones desde la experiencia chilena
Kathya Araujo, Danilo Martuccelli
1503-1520
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141653
Dossiê - Estranhos... Abjetos... Cobiçados... Construídos: corpos, desejos e educação
Apresentação
Anderson Ferrari
1521-1526
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143139
Pensar desde otro lugar, pensar lo impensable: hacia una pedagogía queer
Gracia Trujillo
1527-1540
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142550
Teoria em ato: o que pode e o que aprende um corpo?
Cristian Poletti Mossi
1541-1552
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142951
Esquadrinhando corpos abjetos: as homossexualidades nas redes de enunciações científicas
Joanalira Corpes Magalhães, Paula Regina Costa Ribeiro
1553-1568
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142513
Violências e direitos humanos em pesquisa com crianças
Constantina Xavier Filha
1569-1584
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022015082229
Gênero, sexualidade e idade: tramas heteronormativas nas práticas pedagógicas da educação física escolar
Priscila Gomes Dornelles, Maria Cláudia Dal’Igna
1585-1599
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142508
Entrevista
A autoavaliação pode fazer diferença na qualidade da educação: conversando com John MacBeath
João Caramelo, Manuela Terrasêca, Sonia Maria Portella Kruppa
1601-1615
PDF
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-970220154100002
Idioma
English
Español
Português