A cidadania europeia na escola: complementando o currículo

Autores

  • Filipe Piedade Universidade do Porto
  • Norberto Ribeiro Universidade do Porto
  • Carla Malafaia
  • Manuel Loff
  • Isabel Menezes Universidade do Porto
  • Tiago Neves Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147230371

Palavras-chave:

Cidadania europeia, Atividades co-curriculares, Professores

Resumo

O projeto de criação de uma cidadania europeia comum pede aos sistemas educativos dos vários estados-membros da União Europeia (UE) que contribuam para a formação de cidadãos europeus críticos/as e ativos/as relativamente ao objetivo de prossecução e aperfeiçoamento do projeto europeu. Em Portugal, estudos anteriores ao nível do ensino secundário identificaram sérias lacunas, tanto nos currículos como nos manuais escolares de algumas disciplinas, nas abordagens pedagógicas sugeridas para o processo de ensino/aprendizagem acerca dessa dimensão europeia. Neste artigo, procurou perceber-se que tipos de atividades extra e co-curriculares as escolas têm vindo a dinamizar no sentido de complementar essas lacunas. Para tal, foram entrevistados/as 16 professores/as de 4 escolas do ensino secundário português. Os seus discursos permitiram identificar vários tipos de atividades extra e co-curriculares que têm vindo a ser dinamizadas pelas escolas para aumentarem o conhecimento e o nível de reflexividade dos/as estudantes sobre a UE. A análise desses relatos permitiu ainda identificar potencialidades e limitações inerentes ao desenvolvimento destas atividades, assim como produzir algumas recomendações para que as escolas possam dar uma contribuição mais eficaz ao projeto de consolidação de uma cidadania europeia ativa e crítica.

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Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A cidadania europeia na escola: complementando o currículo. (2021). Educação E Pesquisa, 47, e230371. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147230371