Avaliação da educação superior no Brasil e a expansão da educação superior em enfermagem

Autores

  • Tatiana Gabriela Brassea Galleguillos Universidade Nove de Julho
  • Afrânio Mendes Catani Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400011

Palavras-chave:

Educação superior, Enfermagem, Avaliação da educação superior, INEP

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a expansão da educação superior em enfermagem e o papel do sistema de avaliação na perspectiva da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Enfermagem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira" (INEP). Realizou-se o resgate da evolução do número de cursos e vagas da educação superior, e, especificamente para a enfermagem, a partir de dados do INEP e por meio de entrevistas, obteve-se o essencial do pensamento dos membros da Comissão no que se refere à expansão da educação superior em enfermagem e à atual política de avaliação. Entre 1994 e 2003, os aumentos foram da ordem de 118% no número das instituições de ensino superior, 195% nos cursos de graduação e 207% nos cursos de graduação em enfermagem no país. Entre 1991 e 2004, o número de vagas nos cursos de graduação em enfermagem passou de 7.460 para 70.400, com distribuição desigual nas diferentes regiões brasileiras; tal aumento ocorreu prioritariamente em instituições privadas, vinculando-se a interesses de mercado e sem o processo de avaliação e regulação plenamente implantado. Parte dos membros da Comissão considera necessária a abertura de novos cursos, pois o número de enfermeiros ainda é insuficiente. Eles expressam, porém, preocupação referente à proliferação desordenada de cursos e às condições concretas de formação e atuação do enfermeiro.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação da educação superior no Brasil e a expansão da educação superior em enfermagem . (2011). Educação E Pesquisa, 37(4), 843-860. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400011