A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)

Autores

  • Carolina Gonçalves Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas https://orcid.org/0000-0002-3176-2601
  • Catarina Tomás Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas https://orcid.org/0000-0002-9220-964X

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945211842

Palavras-chave:

Formação de educadores(as) e professores(as) do 1º e do 2º ciclo do ensino básico, Estudantes do ensino superior, Concepções, Prática de ensino supervisionada

Resumo

Neste artigo, propõe-se analisar as concepções de 115 estudantes que frequentam os mestrados de formação de educadores(as) de infância e professores(as) do 1º e do 2º ciclo do ensino básico, em Portugal continental, procurando perceber o que pensam e como se posicionam em relação à prática de ensino supervisionada (PES). Metodologicamente, o inquérito por questionário aplicado é a referência empírica central e os resultados permitem identificar seis dimensões relativamente à PES: i) os significados atribuídos; ii) os modelos pedagógicos ou curriculares privilegiados; iii) as áreas científicas e referenciais de suporte; iv) as reflexões escritas; v) os pontos fortes e pontos fracos; e vi) as propostas de alteração à PES no atual plano de estudos. Os resultados possibilitam desenhar um retrato que é simultaneamente marcado pela cristalização – no que diz respeito aos referenciais teóricos mobilizados pelos(as) estudantes nas suas reflexões sobre a PES, à coexistência de modelos pedagógicos ou curriculares híbridos, inexistentes ou desvalorizados e à permanência do duo psicologia e pedagogia, na sua versão clássica, sem que se mobilizem outra áreas de conhecimento – e pela descristalização – no que diz respeito ao reconhecimento do lugar central que a PES ocupa na sua formação profissional, pela mobilização da fundamentação teórica que a maioria dos(as) estudantes afirma convocar aquando da realização das reflexões escritas e a estarem conscientes acerca do que precisam para um desenvolvimento efetivo da profissionalidade docente.

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Publicado

2019-11-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as). (2019). Educação E Pesquisa, 45, e211842. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945211842