Reflexões sobre o fazer pedagógico nas aulas de Educação Física do Ensino Médio

Autores

  • Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cleomar Ferreira Gomes Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147229646

Palavras-chave:

Juventudes, Educação Física, Ensino Médio

Resumo

O trabalho discute as investigações acerca das práticas curriculares e pedagógicas do fazer pedagógico em educação física no ensino médio. As discussões teóricas e metodológicas têm assento na Sociologia do corpo, do cotidiano e da juventude. O estudo é qualitativo, etnográfico-descritivo e teve como sujeitos de pesquisa o professor e jovens alunos participantes das aulas de educação física, em uma escola pública estadual, em Cuiabá-MT. Envolveu análise de fontes documentais como Projeto Pedagógico da Escola e Planejamento Anual de Ensino da Educação Física; observações participantes das aulas e do cotidiano da escola; entrevistas semiestruturadas com professor e jovens alunos. A partir do conhecimento de aspectos do universo juvenil, em específico, os marcadores sociais que permeiam as relações e condições materiais, culturais e simbólicas de vida dos participantes se pode refletir a juventude como categoria sociocultural e a relação da escola e a educação física com o contexto de vida dos jovens. Avaliaram-se as ausências e presenças de sentidos das aulas de educação física para reflexão do seu lugar no projeto de formação cultural das juventudes. Sugerem-se possibilidades de práticas pedagógicas que valorizem o ensino das práticas corporais a partir da aproximação com o universo juvenil, o que é necessário para que ocorra a legitimidade e autonomia pedagógica da disciplina no currículo do ensino médio.

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Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reflexões sobre o fazer pedagógico nas aulas de Educação Física do Ensino Médio. (2021). Educação E Pesquisa, 47, e229646. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147229646