Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa

Autores

  • Edival Sebastião Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria de Lourdes Bernartt Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Glademir Alves Trindade Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000200002

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Revisão de literatura, Educação do Campo, Escola Família Agrícola, Casa Familiar Rural

Resumo

A Pedagogia da Alternância consiste numa metodologia de organização do ensino escolar que conjuga diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, tendo como finalidade uma formação profissional. Esse método começou a tomar forma em 1935 a partir das insatisfações de um pequeno grupo de agricultores franceses com o sistema educacional de seu país, o qual não atendia, a seu ver, as especificidades da Educação para o meio rural. A experiência brasileira com a Pedagogia da Alternância começou em 1969 no estado do Espírito Santo, onde foram construídas as três primeiras Escolas Famílias Agrícolas. Não obstante, decorridos 40 anos de sua implantação no país, essa proposta pedagógica ainda é discutida com pouca ênfase em nosso meio acadêmico. Em projeto de pesquisa que vimos desenvolvendo, realizamos um levantamento das dissertações de mestrado e teses de doutorado brasileiras sobre Pedagogia da Alternância defendidas entre 1969 e 2006. O objetivo deste artigo é mapear e discutir essa produção, visando estabelecer um primeiro esboço do "estado da arte" nesse campo de investigação. A revisão inclui 46 trabalhos, sendo 7 teses e 39 dissertações. Neste texto, apresentamos as temáticas de estudo mais recorrentes, a distribuição regional dessa produção e o que consideramos como consensos e limites nesses trabalhos.

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Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa . (2008). Educação E Pesquisa, 34(2), 227-242. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000200002