v. 41 n. 1 (2015)

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Publicado: 2015-03-01

Editorial

  • Entre as propostas de inclusão e a persistência da desigualdade no campo da educação

    Cláudia Vianna, Rosângela Prieto
    7-16
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-970220154101001

Entrevista

  • Educação, educação matemática e teoria cultural da objetivação: uma conversa com Luis Radford

    Vanessa Dias Moretti, Maria Lúcia Panossian, Manoel Oriosvaldo de Moura
    243-260
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022015410100201

Artigos

  • Jean-Jacques Rousseau entre uma poética da superfície e a ideia de infância

    Marlene de Souza Dozol
    17-31
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022015011639
  • Trabalho e práxis e sua relação com as pedagogias de Célestin Freinet e de Paulo Freire

    Flávio Boleiz Júnior
    49-62
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022015011744
  • Campo e grupo: aproximação conceitual entre Pierre Bourdieu e a teoria moscoviciana das representações sociais

    Rita de Cássia Pereira Lima, Pedro Humberto Faria Campos
    63-77
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022015011454
  • Evidencias para una transformación y complejización del modelo chileno de evaluación docenteI

    Javier F. A. Vega Ramírez, Alberto Galaz Ruiz
    171-183
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022015011985
  • Conhecimento, arte e formação na República de Platão

    Damião Bezerra Oliveira, Waldir Ferreira de Abreu
    203-215
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022015011682
  • Pensar arriscado: a relação entre filosofia e educação

    Nadja Hermann
    217-228
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022015011700
  • Das perguntas wittgensteinianas à pedagogia das competências: ou desmontando a caixa-preta de Perrenoud

    Rafael Ferreira de Souza Mendes Pereira
    229-242
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022015011500
  • Interculturalidad e inclusión del alumnado marroquí en educación primaria de Andalucía

    Teresa Terrón-Caro, Verónica Cobano-Delgado Palma
    101-117
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014111514
  • Prevenção ao consumo abusivo de drogas na escola: desafios e possibilidades para a atuação do educador

    André Moreira, Claudia Lemos Vóvio, Denise De Micheli
    119-135
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022015011670
  • Seleção velada em escolas públicas: práticas, processos e princípios geradoresI

    Luciana Alves, Antônio Augusto Gomes Batista, Vanda Mendes Ribeiro, Maurício Érnica
    137-152
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022015011488
  • A avaliação das aprendizagens no ensino básico português e o reforço da avaliação sumativa externaI

    Carlos Alberto Ferreira
    153-169
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022015011892
  • Notas psicanalíticas: os discursos contemporâneos acerca da avaliação educacional no BrasilI

    Eric Ferdinando Kanai Passone
    185-201
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022014121543
  • A eficácia sociopedagógica da pena de privação da liberdade

    Roberto da Silva
    33-48
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022015011381
  • Reforma agrária, trabalho agrícola e educação rural: desvelando conexões históricas da educação do campo

    Marlene Ribeiro
    79-100
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022014111587

Tradução

  • Em busca da liberdade nas universidades: para que serve a pesquisa em educação?I

    António Nóvoa
    263-272
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022015400100301