Apresentação

Autores

  • Elsie Rockwell Instituto Politécnico Nacional; Centro de Investigación y de Estudios Avanzados
  • Kathryn Anderson-Levitt University of California

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508148880

Resumo

Neste artigo refletimos sobre diferenças e semelhanças entre os sete artigos incluídos neste dossiê, que representam linhas consolidadas de pesquisa etnográfica em cinco países das Américas. As contribuições concentram-se sobre aspectos do tema do XIII Simposio Interamericano de Etnografía de la Educación (UCLA, 2003): “Maiorias, minorias e migrantes”. Estudos recentes nessas linhas examinam de que modos os recursos diversos de comunidades e de redes, desigualdades estruturais e realidades transnacionais impactam os processos educacionais tanto dentro quanto além da escolaridade formal. Em conjunto, eles propõem importantes desafios conceituais e metodológicos para a pesquisa educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Importantes correntes de pesquisa etnográfica sobre educação: maiorias, minorias e migrações através das Américas