Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitário

Autores

  • Luiz Gustavo Freire Universidade de Lisboa
  • António Manuel Duarte Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945189793

Palavras-chave:

Aprendizagem, Avaliação, Concepções, Desenho artístico, Fenomenografia

Resumo

Este artigo expõe parte dos resultados de uma investigação que teve como objetivo explorar as concepções de aprendizagem do desenho artístico de estudantes universitários brasileiros, à luz da perspectiva fenomenográfica. Entre outras dimensões, um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho, dos cursos de Matemática, Ciências biológicas e Letras, foi entrevistado com base num guia de entrevista semiestruturada acerca das suas concepções sobre os fatores, as funções e os problemas da aprendizagem do desenho artístico. As respostas às entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo temática, que implicou três fases: segmentação das respostas em unidades a categorizar, desenvolvimento e aplicação de um sistema de categorias de análise e exploração das categorias encontradas. Os resultados evidenciam uma ampla diferenciação de representações quanto aos fatores (isto é, a aprendizagem do desenho é influenciada por fatores afetivos, cognitivos, experienciais, problemáticos, pessoais indiferenciados e contextuais), às funções (isto é, a aprendizagem do desenho tem a função de desenvolvimento artístico, profissionalizante, afetiva, cognitiva e interpessoal), e aos problemas (isto é, a aprendizagem do desenho é afetada por problemas estruturais, de experiência, afetivos, cognitivos, interpessoais e contextuais). Essas representações são aqui interpretadas e apresentadas como utilizáveis para a compreensão

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Publicado

2019-05-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitário. (2019). Educação E Pesquisa, 45, e189793. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945189793