Escrita escolar, caminho religioso

o caderno de Albino Luciani - Papa João Paulo I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187425

Palavras-chave:

Caderno, Prática educativa, Ensino da religião, Papa João Paulo I

Resumo

O artigo tem como objeto um caderno escolar, considerado como meio através do qual se pode conhecer o que se ensinou e como foi ensinado, registrando discursos que transmitem valores relacionados ao currículo e à ação dos sujeitos. Pertenceu a Albino Luciani, que o construiu entre 1922 e 1923, quando era aluno da quarta elementar de uma escola da atual Canale d´Agordo, municipalidade onde nasceu, localizada no norte da Itália. Os objetivos são: caracterizar as práticas educativas registradas; analisar o conteúdo da escrita questionando seu papel na transmissão de valores religiosos associados à formação da infância; e discutir os nexos entre os conteúdos do caderno e a posterior trajetória de vida. A metodologia é embasada na análise de conteúdo. As análises mostram que nas 78 páginas há redações, cartas, exercícios e ditados. Várias escritas apresentam elementos de ensino da religião que pregam atitudes cristãs e preceitos ético-morais, destacando a caridade, a compaixão, o respeito e o amor à família; alguns textos tratam da disciplina, dos castigos e de falhas como jogar pedras, mentir, ser hipócrita e blasfemar contra Deus. São evidentes as contribuições formativas da escola primária italiana, indicando um ambiente histórico e uma cultura escolar com forte presença do ensino religioso. Os resultados ratificam interpretações que vinculam aspectos culturais – que foram ensinados e aprendidos na infância – à posterior trajetória de formação que levou à escolha profissional de essência religiosa, culminando com o papado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-05-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Escrita escolar, caminho religioso: o caderno de Albino Luciani - Papa João Paulo I. (2019). Educação E Pesquisa, 45, e187425. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187425