Práticas docentes no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046204249

Palavras-chave:

Ensino, História, Cultura Afro-Brasileira e Indígena

Resumo

O trabalho trata da aplicabilidade da Lei 11.645/2008, que determina a inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos da Educação Básica, preferencialmente nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. Objetiva averiguar a aplicabilidade dessa lei quanto à obrigatoriedade do ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Indígena, em práticas de professores de História do Ensino Médio. Utilizouse uma abordagem qualitativa e usou-se como técnica a entrevista semiestruturada. Os professores, historiadores entrevistados, atuam em escolas públicas estaduais em uma cidade do Estado do Rio Grande do Norte. Realizou-se uma reflexão a respeito dos processos de formação e capacitação desses docentes e dos impactos dessa lei em suas práticas de ensino. Os professores reconhecem a importância dessa legislação, mas não a consideram suficiente para provocar mudanças efetivas nas escolas, no sentido da superação de preconceitos enraizados em práticas sociais fortemente presentes em nossa sociedade. A exigência de conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na referida lei não garante sua aplicabilidade no ensino de História, diante de lacunas identificadas nos processos de formação inicial e continuada dos professores das escolas pesquisadas. É vital que os professores de História recorram, em suas práticas de ensino, à valorização da memória dos diversos grupos étnicos que compõem a nossa sociedade, como um instrumento de consolidação da cidadania e da democracia, o que demanda processos de formação docente nas universidades e nos espaços de atuação do professor.

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Publicado

2021-06-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Práticas docentes no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. (2021). Educação E Pesquisa, 46, e204249. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046204249