Reflexões sobre homofobia e educação em escolas do interior paulista

Autores

  • Fernando Silva Teixeira-Filho
  • Carina Alexandra Rondini
  • Juliana Cristina Bessa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400004

Palavras-chave:

Homofobia e educação, Violência homofóbica, Adolescência, Sexualidade, Homossexualidade

Resumo

Trata-se de um estudo do tipo survey realizado em 2009 junto a 2.282 estudantes de ambos os sexos cursando as três séries do ensino médio em três cidades do interior do Oeste Paulista (Assis, Presidente Prudente e Ourinhos). O instrumento de coleta de dados foi um questionário autoaplicável e anônimo com 131 questões. Neste artigo, reflete-se sobre o quanto @s participantes da pesquisa reproduzem e reforçam, no espaço escolar, os discursos hegemônicos de controle das sexualidades pautados na tentativa de fazer prevalecer a heterossexualidade como a única forma de inteligibilidade sexual, em detrimento de outras formas de manifestação da sexualidade. Discute-se como a homofobia e os dispositivos de controle social das sexualidades (re)produzem preconceitos e estereotipias, resultantes em vulnerabilidades que os adolescentes não-heterossexuais apresentam, tais como: vitimização homofóbica, isolamentos sociais e afetivos, e ideações e tentativas de suicídio. O estudo mostra que o invariante foram as discriminações, as violências homofóbicas e as injúrias que são perpetradas nos valores e discursos dos adolescentes em situação escolar e familiar, demonstrando a institucionalização da homofobia como prática regulatória da construção social e psicológica de gêneros e identidades sexuais. Destaca-se quão importante é, para a escola, apropriar-se de meios de desconstrução das normativas heterocentradas, visando preservar os direitos e a cidadania de pessoas que não se identificam aos modelos vigentes da heterossexualidade.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reflexões sobre homofobia e educação em escolas do interior paulista . (2011). Educação E Pesquisa, 37(4), 725-741. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400004