Interrogações sobre políticas de formação e ensino de arte nos currículos dos cursos de pedagogia

Autores

  • Janedalva Pontes Gondim Universidade do Vale do São Francisco
  • Ângela Maria Dias Fernandes Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000300004

Palavras-chave:

Políticas de formação docente, Currículo, Ensino de arte

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. A investigação objetivou analisar as contradições sociais, políticas e ideológicas presentes nos documentos institucionais sobre as políticas de formação de professores e o ensino de arte nos currículos dos cursos de Pedagogia, utilizando para tal os princípios teóricos e metodológicos da análise crítica do discurso. Foram analisadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia de 2006, os projetos político-pedagógicos desses cursos nas universidades públicas da Paraíba (Universidade Federal da Paraíba - Campus João Pessoa, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba - Campus Campina Grande) e as ementas das disciplinas relacionadas ao ensino de arte desses projetos. Apesar de as mudanças curriculares serem recentes, encontraram-se concepções e modelos descontextualizados, conservadores e equivocados no que diz respeito à formação docente e ao sentido da arte, demonstrando que existe ainda um longo caminho a ser seguido na construção de propostas curriculares que estejam comprometidas com a atividade criadora do ser humano. Portanto, investir no ensino de arte e na formação do professor-pedagogo contribuiria tanto para o enriquecimento de sua formação humana, por meio da produção artística, como para a potencialização da capacidade criadora dos estudantes, conforme proclamado pelos defensores de um ensino de arte que aponte para a multiplicidade do ser humano.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Interrogações sobre políticas de formação e ensino de arte nos currículos dos cursos de pedagogia . (2011). Educação E Pesquisa, 37(3), 497-512. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000300004