Reforma agrária, trabalho agrícola e educação rural: desvelando conexões históricas da educação do campo

Autores

  • Marlene Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1517-97022014111587

Resumo

O artigo aborda as conexões históricas da educação do campo que, no seu processo de construção, articula a reforma agrária ao trabalho camponês, sendo esse processo, atravessado pelos conflitos entre as forças que representam o trabalho no campo, associado à reforma agrária e à educação, e às forças que representam o capital, vinculado às grandes propriedades rurais e ao agronegócio. Para fortalecer a educação do campo, é importante aprofundar a compreensão desse processo. Para isso, é necessário consultar a história, visando a desvelar os interesses contraditórios vinculados à reforma agrária, associada à relação entre o trabalho agrícola e a educação rural, o que garante ou não a permanência dos agricultores na terra. Com essa finalidade, a análise das conexões entre reforma agrária, trabalho agrícola e educação rural focaliza o período entre 1910 e 1970, abordando as políticas de cooperação norte-americanas estabelecidas com o governo brasileiro, que incluem assistência técnica e educação rural. E, na contramão dessas políticas, aborda ações e iniciativas dos movimentos sociais populares, com destaque para o Movimento de Educação de Base (MEB). Com isso, este estudo poderá contribuir para a compreensão das cercas que se colocam à educação do campo.

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Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reforma agrária, trabalho agrícola e educação rural: desvelando conexões históricas da educação do campo . (2015). Educação E Pesquisa, 41(1), 79-100. https://doi.org/10.1590/s1517-97022014111587