v. 47 (2021)

Publicado: 2021-12-07

Editorial

Entrevista

  • Pedagogia crítica e o legado de Paulo Freire para a democratização da educação: entrevista com Henry Giroux

    Maria Vieira Silva, Maria Veranilda Mota Campos
    e202147002001
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147002001
  • Entre reformas curriculares e práticas pedagógicas: Ursula Hoadley e a “pedagogia na pobreza”

    Cláudia Valentina Assumpção Galian, Maurício Braz de Carvalho
    e202147002002
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147002002
  • Tomada da palavra e conquista do tempo livre: uma entrevista com Jacques Rancière

    Jonas Tabacof Waks, José Sérgio Fonseca de Carvalho, Lílian do Valle, María Beatriz Greco
    e202147002001
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147002003

Seção Temática: Infância, Política e Educação

  • ¿Qué ideas sobre su derecho a la intimidad en la escuela construyen niños y niñas?

    Axel César Horn
    e237848
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147237848
  • Movimentos sociais, participação infantil e direitos da criança no Brasil

    Maria Cristina Soares de Gouvêa, Levindo Diniz Carvalho, Isabel de Oliveira e Silva
    e237436
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147237436

SEÇÃO TEMÁTICA: JUSTIÇA E EDUCAÇÃO: UM DEBATE NECESSÁRIO

  • Educação, redistribuição e reconhecimento: contribuições do pensamento de Nancy Fraser para a debate sobre justiça

    Swamy de Paula Lima Soares
    e246094
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147246094
  • Liberdade é conquista social? Freire e Vigotski na perspectiva da educação em direitos humanos

    Andressa Urtiga Moreira, Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino
    e226278
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226278
  • A efetivação do direito à educação de qualidade como ação do Ministério Público de Pernambuco

    José Almir do Nascimento, Luciana Rosa Marques
    e239022
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147239022
  • O difícil encontro da justiça com a educação: problematizações sobre a justiça restaurativa

    Flávia Schilling, Daniele Kowalewski
    e238777
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147238777
  • Compor o reconhecimento: explorar laços com os outros na escola

    José Manuel Resende, Luís Gouveia, David Beirante, Lucas Freitas de Souza
    e238697
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147238697
  • Concepções de justiça escolar em documentos do PNUD e da UNESCO

    Maria José de Rezende
    e238594
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147238594
  • Injustiças e astúcias associativas nas ocupações das escolas públicas do Rio de Janeiro em 2016

    Ubirajara Santiago de Carvalho Pinto
    e238861
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147238861
  • Educação em direitos humanos no currículo das licenciaturas de instituições federais de educação superior

    Daiane da Luz Silva, Maria Constantina Caputo, Renata Meira Veras
    e244510
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147244510
  • Injustiças vividas e demandas por reconhecimento numa escola pública: expressões de estudantes de ensino médio

    Alice Miriam Happ Botler
    e238752
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147238752

Artigos

  • La práctica del silencio como una herramienta educativa: directrices para la educación basada en competencias

    Francisco José Lería Dulčić
    e224651
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147224651
  • Reflexões sobre o fazer pedagógico nas aulas de Educação Física do Ensino Médio

    Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani, Cleomar Ferreira Gomes
    e229646
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147229646
  • As narrativas de termodinâmica nos livros didáticos angolanos e a conceptualização dos seus leitores

    Ana Sofia Afonso, Daniel A. Freitas
    e231078
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231078
  • Do sonho à realização: pedagogia empreendedora, empresariamento da educação e racionalidade neoliberal

    Alexandre Alves, Viviane Klaus, Carine Bueira Loureiro
    e226115
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226115
  • Educação, escola e matemática escolar: sentidos dos professores de matemática da educação básica

    Elenilton Vieira Godoy, Fabio Gerab, Vinício de Macedo Santos
    e228971
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228971
  • Expansão escolar pública e privada na periferia de São Paulo (1900-1964)

    Adriana Santiago Rosa Dantas
    e227795
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227795
  • O que dizem os alunos sobre os conflitos decorrentes de sua relação com os professores

    Ernesto Barros André
    e231789
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231789
  • Investigação científica da governança da educação: tendências empíricas e teóricas

    Ivo Domingues, Maria José Costa
    e231372
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231372
  • Aprendizaje-Servicio universitario en contextos de actividad física, educación física y deporte: una revisión sistemática

    Laura Cañadas
    e237446
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147237446
  • Abordagem mista em teses de um programa de pós-graduação em educação: análise à luz de Creswell

    Luciana Rodrigues Leite, Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde, Francisco das Chagas Rodrigues de Oliveira, João Batista Carvalho Nunes
    e243789
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147243789
  • Diretrizes curriculares de Campinas para a educação física: o que está em jogo?

    Maísa Ferreira, Mário Luiz Ferrari Nunes Nunes
    e224749
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147224749
  • Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais

    Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, Leôncio Soares
    e227768
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227768
  • Desafío epistemológico de los conocimientos educativos indígena y escolar para una educación intercultural

    Esteban Saavedra, Daniel Quilaqueo Quilaqueo
    e231832
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231832
  • Educação antirracista no contexto político e acadêmico: tensões e deslocamentos

    Marcos Antonio Batista da Silva
    e226218
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226218%20
  • Consciência histórica e representações sociais: um estudo acerca das percepções de jovens estudantes sobre o Brasil

    Aaron Sena Cerqueira Reis, Joilson Pereira da Silva
    e226702
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226702
  • Educação, formação docente e multiletramentos: articulando projetos de pesquisa-formação

    Obdália Santana Ferraz Silva, Úrsula Cunha Anecleto, Sirlaine Pereira Nascimento dos Santos
    e221083
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147221083
  • O trabalho precário nos Institutos Federais: uma análise dos processos de intensificação do trabalho verticalizado

    José Júlio César do Nascimento Araújo, Arminda Rachel Botelho Mourão
    e226325
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226325
  • La constitución de un nuevo sujeto social indígena: pueblo guaraní, educación formal y capital intercultural

    Yamila Irupé Nuñez
    e227958
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227958
  • Meio ambiente como um valor cosmopolita: uma análise sócio-histórica comparada no currículo escolar de biologia

    Luiza Maria Abreu de Mattos, Maria Margarida Gomes
    e230058
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147230058
  • Percepção discente sobre cursos de graduação em Ciências Agrárias e Humanidades da UNESP

    Monique Matsuda dos Santos, Isabela Gomes Ferreira Pedroso, Sandra Cristina de Oliveira
    e227954
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227954
  • Mulheres, mulheres negras e configurações étnico-raciais na Escola Normal de Caetité, Bahia (1898-1943)

    Elizeu Pinheiro da Cruz, Janaina de Jesus Santos, Maria Lúcia Porto Silva Nogueira, Nadila Luiza Oliveira Nogueira
    e229809
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147229809
  • Representaciones sociales y prácticas pedagógicas en educación ambiental

    Raúl Calixto-Flores
    e234768
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147234768
  • Professores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações

    Valéria Aparecida de Souza Siqueira, Pâmela Félix Freitas, Ocimar Munhoz Alavarse
    e241339
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147241339
  • O papel da educação não formal (de adultos) na promoção do envelhecimento bem-sucedido

    Maria da Conceição Pinto Antunes, Ana Catarina Macedo
    e228938
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228938
  • Questões de gênero em Platão e Eurípedes: corpos antigos e gender performativity

    Vânia Silva, Gabriele Cornelli
    e226076
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226076
  • A questão da cidadania sob o olhar dos indígenas na Terra Indígena Cobra Grande, Santarém/PA

    Messias Furtado da Silva, Renato Eugênio da Silva Diniz, Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar
    e226019
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226019
  • Fatores mediadores no processo de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior

    Marta Almeida
    e220814
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147220814
  • A produção acadêmica de mulheres professoras no campo do saber teológico: sujeição ou subjetivação ética?

    Neiva Furlin
    e246094
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147223075
  • Retextualização do texto literário de divulgação científica A Tabela Periódica no ensino de Química

    Arcenira Resende Lopes Targino, Marcelo Giordan
    e221413
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147221413
  • A evasão na educação superior: definições e trajetórias

    Camila Lima Coimbra, Leonardo Barbosa e Silva, Natália Cristina Dreossi Costa
    e228764
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228764
  • A constituição da lógica professoral: um estudo sobre saberes e práticas docentes franco-brasileiras

    Gabriela Abuhab Valente
    e232638
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147232638
  • A docência entre o ideal republicano e as violências do cotidiano

    Libania Xavier
    e236303
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147236303
  • Língua portuguesa como marca distintiva: uma escola de identidade timorense na ocupação indonésia

    Ângelo Ferreira
    e234016
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147234016
  • Pervivencia de estereotipos de género en las imágenes de los libros de texto de música españoles

    María del Mar Bernabé Villodre, Desirée García Gil, Vladimir Martínez Bello
    e236340
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147236340
  • Educação não formal: história e crítica de uma forma social

    Carolina Catini
    e222980
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147222980
  • Envolvimento de alunos com TEA em situações de bullying de acordo com múltiplos informantes

    Carla Samya Nogueira Falcão, Ana Carina Stelko-Pereira Stelko-Pereira, Dayse Lôrrane Gonçalves Alves
    e217359
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147217359
  • As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente

    Néri Emílio Soares Júnior, Lívia Freitas Fonseca Borges
    e222664
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147222664
  • Uma análise da antropologia da educação nas Reuniões Brasileiras de Antropologia (2000-2020)

    Amurabi Oliveira
    e224182
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147224182
  • Perfis editoriais e a construção de significados em impressos da educação física (1932-1960)

    Juliana Martins Cassani, Amarílio Ferreira Neto, Wagner dos Santos
    e225178
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147225178
  • A agenda educacional do Banco Mundial em tempos de ajuste e pandemia

    João Márcio Mendes Pereira
    e242157
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147242157
  • Alumnado (a)normal y marginalidad en la enseñanza media chilena: qué dice el profesorado

    Alberto Moreno Doña, Enrique Rivera García, Sergio Toro Arévalo
    e229862
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147229862
  • Experiência educativa no Taekwondo: autoconfrontação como análise subjetiva do movimento

    Luiz Arthur Nunes da Silva, Terezinha Petrucia da Nóbrega
    e229608
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147229608
  • Gramsci, educação e escola unitária

    Marcos Francisco Martins
    e226099
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226099
  • Começar pelo meio de um fazer: recompor o ensino de sociologia

    Graziele Ramos Schweig
    e223740
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147223740
  • Apagamentos de corpos: educação, corpo-enunciado e resistências

    Rodrigo Pedro Casteleira, Eliane Rose Maio
    e226976
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226976
  • Inserção profissional na docência: experiência de egressos do PIBID

    Isabel Maria Sabino de Farias, Silvina Pimentel Silva Silva, Nilson de Souza Cardoso
    e225968
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147225968
  • Filosofia nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio e no Enem: lacunas temporais e conceituais

    Ester Pereira Neves de Macedo
    e228013
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228013
  • Variáveis que influenciaram o IDEB do ensino fundamental das redes públicas municipais paulistas em 2017

    Jaime Crozatti
    e230327
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147230327
  • Proposições do Banco Mundial para a política educacional brasileira (2016-2018)

    Dhyovana Guerra, Ireni Marilene Zago Figueiredo
    e231359
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231359
  • Libros de texto y nacional-catolicismo en las dictaduras salazarista y franquista

    António Gomes Ferreira, Erika González García
    e238548
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147238548
  • Educación para el consumo sostenible desde la pedagogía crítica

    Miguel Martín-Sánchez, Laura Casares-Ávila, Jorge Cáceres-Muñoz
    e235557
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147235557
  • A implementação do ensino remoto na pandemia: qual o lugar da educação especial?

    Amanda Costa Camizão, Patricia Santos Conde, Sonia Lopes Victor
    e245165
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147245165
  • A cidadania europeia na escola: complementando o currículo

    Filipe Piedade, Norberto Ribeiro, Carla Malafaia, Manuel Loff, Isabel Menezes, Tiago Neves
    e230371
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147230371
  • Perfil e percepções de futuras educadoras do campo a partir do ingresso em Universidade Pública

    Laura Jane Gisloti, Dalva Melo dos Santos, Cíntia Melo dos Santos, Sandra Procópio da Silva
    e222383
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147222383
  • Resiliência pedagógica: escolas ribeirinhas frente às variações de seca e cheia do Rio Amazonas

    Danielle Golvim da Silva Alencar, Francimara Souza da Costa
    e230347
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147230347
  • Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Espírito Santo: trajetória, organização e funcionamento

    Charlinni da Rocha Leonarde, Renata Duarte Simões, Alexandro Braga Vieira, Jacyara Silva de Paiva
    e227206
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227206
  • Escribir para aprender en dos disciplinas: construcción conjunta del conocimiento y extensión del tiempo didácticol

    María Elena Molina, Laura Marina Colombo
    e236782
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147236782
  • As marcas de cor/raça no ensino médio e seus efeitos na educação superior brasileira

    Amélia Artes, Sandra Unbehaum
    e228335
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147228335
  • Quem quer saber de professor?”: percepção docente sobre a municipalização do ensino em Porto Velho/RO

    Eudeir Barbosa de Oliveira, Marli Lúcia Tonatto Zibetti
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147233168
  • Investigaciones sobre los efectos de la neoliberalización de la educación superior pública en América Latina

    Isaura Castelao-Huerta
    e232882
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147232882
  • Educação na aldeia e escola indígena de Muã Mimatxi: o tehêy de pescaria de conhecimento

    Werymehe Alves Braz, Juarez Melgaço Valadares
    e236053
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147236053
  • Avaliação em língua inglesa: revelando opiniões de alunos e pais

    Claudio Díaz Larenas, Nicolás Acuña Boero, Barbara Ravanal Rodríguez, Ignacio Riffo Sánchez
    e226529
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226529
  • Práctica pedagógica, metacognición y comprensión lectora en lengua extranjera: una revisión sistemática desde un enfoque deductivo

    Milton Pájaro Manjarres, Marlene Zwierewicz
    e239040
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147239040
  • Linhas de criação em uma aula de história: o paradoxo do pensamento diante do dispositivo de banalização

    Caroline Pacievitch, Nilton Mullet Pereira
    e226080
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226080
  • O debate sobre a democratização da educação pública e a tese da gestão democrática radical da escola

    Carlos Felipe Nunes Moreira
    e222657
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147222657
  • Pedagogia do seminário universitário: proveniência histórica e tradução contemporânea

    Jorge Ramos do Ó
    e229256
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147229256
  • Apreciações valorativas de estudantes de mestrado sobre o ensino da leitura e da escrita

    Marcela Tavares de Mello, Jéssica do Nascimento Rodrigues
    e233998
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147233998
  • As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso

    Madalena Ramos, César Morais
    e231584
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231584
  • Coalizão advocatória e aprendizado nas políticas públicas: as mudanças nas convicções centrais do PAIC

    Lilia Asuca Sumiya, Hironobu Sano
    e235134
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147235134
  • Indicadores sociais sobre pessoas com deficiência intelectual: ensaio interseccional com vistas a políticas de educação

    Ingrid Anelise Lopes, Rosângela Gavioli Prieto, Roseli Kubo Gonzalez
    e232273
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147232273
  • O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas

    Ana Paula Zerbato, Enicéia Gonçalves Mendes
    e233730
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147233730
  • Tempo de trabalho e de ensino: composição da jornada de trabalho dos professores paulistas

    Andreza Barbosa, Maria José da Silva Fernandes, Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Thiago Borges de Aguiar
    e235807
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147235807
  • A imagem de afirmação positiva do ibero-ásio-afro-ameríndio na dimensão pedagógica do Cinema Negro

    Celso Luiz Prudente
    e237096
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147237096

Tradução

  • O transnacional na história da educação

    Vera Eugenia Roldán, Eckhardt Fuchs
    e470100301trad
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022021470100301trad
  • Apresentação da tradução do artigo: O transnacional na história da educação

    Alexandre Ribeiro e Silva, Ana Carolina de Carvalho Guimarães, Diana Gonçalves Vidal
    e470100301
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022021470100301
  • Tradução: Capital cultural e reprodução escolar: um balanço crítico

    Débora C. Piotto, Maria Alice Nogueira
    e470100301
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022021470100302

Colaboradores

  • Relação de pareceristas ad hoc (2020-2021)

    Anna Cecília Cruz
    e2021470300300
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022021470300300

Errata