v. 31 n. 3 (2005)

					Visualizar v. 31 n. 3 (2005)
Publicado: 2005-12-01

Editorial

  • Editorial

    Marília Pinto de Carvalho
    343-344
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300001

Artigos

  • Crise da consciência contemporânea e expansão do saber não cumulativo

    Claudine Haroche
    347-362
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300002
  • Educação, desenvolvimento humano e cosmos

    Maurício Mogilka
    363-377
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300003
  • Representações da docência na imprensa pedagógica na Corte imperial (1870-1889): o exemplo da Instrução Pública

    Alessandra Frota de Schueler
    379-390
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300004
  • História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões

    Marcílio Souza Júnior, Ana Maria de Oliveira Galvão
    391-408
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300005
  • Plurilingüismo e surdez: uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos

    Ana Claudia Balieiro Lodi
    409-424
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300006
  • Tempo de latência e exatidão para leitura e nomeação em crianças escolares: estudo piloto

    Luciene Stivanin, Claudia Inês Scheuer
    425-436
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300007

Em Foco: Pesquisa-ação sobre a prática docente

  • Apresentação

    Maria Amélia Santoro Franco
    439-441
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300008
  • Pesquisa-ação: uma introdução metodológica

    David Tripp
    443-466
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009
  • Transformar as práticas para conhecê-las: pesquisa-ação e profissionalização docente

    Gilles Monceau
    467-482
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300010
  • Pedagogia da pesquisa-ação

    Maria Amélia Santoro Franco
    483-502
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300011
  • La producción de conocimiento en la investigación acción pedagógica (IAPE): balance de una experimentación

    Rafael Avila Penagos
    503-519
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300012
  • Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente

    Selma Garrido Pimenta
    521-539
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300013