v. 38 n. 1 (2012)

					Visualizar v. 38 n. 1 (2012)
Publicado: 2012-03-01

Editorial

  • Editorial

    Marí­lia Pinto de Carvalho
    7-10
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000100001

Artigos

  • O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres

    José Carlos Libâneo
    13-28
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000001
  • A educação básica na proposta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nos anos 2000

    Alessandro de Melo
    29-46
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000003
  • O discurso curricular intercultural na educação de jovens e adultos e a produção de subjetividades

    Rosângela Tenório de Carvalho
    47-61
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000100004
  • Gênero e culturas infantis: os clubinhos da escola e as trocinhas do Bom Retiro

    Tânia Mara Cruz
    63-78
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000004
  • Las instituciones educativas y la comunidad frente al maltrato infantil: una experiencia de investigación acción participativa

    María Dilia Mieles Barrera, María Victoria Gaitán Espitia, Renán Cepeda Gaitán
    79-98
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000010
  • Faculdades da alma e suas implicações para a educação: saberes divulgados no século XIX

    Raquel Martins de Assis, Juliana de Souza Martins
    97-113
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000100007
  • Contribuições da racionalidade argumentativa para a abordagem da ética na escola

    Renato José de Oliveira
    115-130
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000005
  • O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais

    Veronica Bezerra de Araújo Galvão, Anielson Barbosa da Silva, Walmir Rufino da Silva
    131-148
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000002
  • Teoria e prática no curso de pedagogia

    Giseli Barreto da Cruz
    149-164
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000004
  • Nacionalismo territorialista en textos escolares: representaciones de la Patagonia en la dictadura militar argentina (1966-1983)

    Jesús Jaramillo
    165-180
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000100011
  • Categorias metacognitivas como subsídio à prática pedagógica

    Evelise Maria Labatut Portilho, Simone A. Souza Dreher
    181-196
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000009
  • Evolução da escolaridade esperada no Brasil ao longo do século XX

    Otaviano Helene
    197-216
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000005
  • Entre percursos, fontes e sujeitos: pesquisa em educação e uso da história oral

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    217-228
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000001
  • Concepções de validade em pesquisas qualitativas

    Leila Giandoni Ollaik, Henrique Moraes Ziller
    229-242
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000002
  • Pesquisa em educação: os movimentos sociais e a reconstrução epistemológica num contexto de colonialidade

    Danilo Romeu Streck, Telmo Adams
    243-258
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000003