v. 39 n. 4 (2013)

					Visualizar v. 39 n. 4 (2013)
Publicado: 2013-12-01

Editorial

  • EDITORIAL

    Maria Angela Borges Salvadori, Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
    835-840
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400001

Entrevista

Artigos

  • Do pensamento abissal à ecologia de saberes na escola: reflexões sobre uma experiência de colaboração

    Marco Túlio de Urzêda-Freitas
    843-858
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000022
  • Aprendizagem da docência em grupo colaborativo: histórias infantis e matemática

    Ana Paula Gestoso de Souza, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira
    859-874
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000020
  • Formação às avessas: problematizando a simetria invertida na educação continuada de professores

    Adolfo Samuel de Oliveira, Belmira Oliveira Bueno
    875-890
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000011
  • O desenvolvimento da autocompreensão em posturas pedagógicas: explicitando o implícito entre os novos docentes

    Carolina Guzmán-Valenzuela, Ronald Barnett
    891-906
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400005
  • Professores discriminados: um estudo sobre os docentes do sexo masculino nas séries do ensino fundamental

    Amanda Oliveira Rabelo
    907-925
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000004
  • Letramento no ensino fundamental de nove anos no Brasil: ações legais e pedagógicas previstas nos documentos oficiais

    Jonathas de Paula Chaguri, Neiva Maria Jung
    927-942
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000023
  • Infância e educação: novos estudos e velhos dilemas da pesquisa educacional

    Eloísa Acires Candal Rocha, Márcia Buss-Simão
    943-954
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000018
  • A educação escolar nas prisões: uma análise a partir das representações dos presos da penitenciária de Uberlândia (MG)

    Carolina Bessa Ferreira de Oliveira
    955-968
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000017
  • A escola como caminho socioeducativo para adolescentes privados de liberdade

    Andréa Sandoval Padovani, Marilena Ristum
    969-984
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400010
  • A criação do Colégio de Pedro II e seu impacto na constituição do magistério público secundário no Brasil

    Ana Waleska P. C. Mendonça, Ivone Goulart Lopes, Jefferson da Costa Soares, Luciana Borges Patroclo
    985-1000
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400011
  • Aprendizagem de desaprender: Machado de Assis e a pedagogia da escolha

    Rogério de Almeida
    1001-1016
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400012
  • La religión como currículo social: educación, valores e Islam en Europa

    Vicente Javier Llorent García, Carolina Ivanescu
    1017-1028
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400013
  • Desenhos e vozes no ensino de geografia: a pluralidade das favelas pelos olhares das crianças

    Juliana Maddalena Trifilio Dias
    1029-1048
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000023
  • Governamentalidade e a genealogia da política

    Colin Gordon
    1049-1065
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400015