Tradições abandonadas: revisitando “O Povo”, de Jules Michelet

Autores

  • Luís Henrique Alves Cordeiro Martins Universidade de São Paulo
  • Frank Rudiger Lopes Universidade de São Paulo
  • Erick Caixeta Carvalho Universidade de São Paulo
  • Pedro Mitsugui Vidal Yoshimatu Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v5i5p45-63

Palavras-chave:

Jules Michelet, Giambattista Vico, História Intelectual, Teoria da História, O Povo

Resumo

No presente artigo, trabalhamos com O Povo de Jules Michelet, estudando as suas perspectivas históricas, sua metodologia, e as relações com o período de formação da história como disciplina, no século XIX. Para compreender o pensamento do autor, descartamos uma concepção anterior do historiador como positivista, analisando seu pensamento pela sua obra e alguns trabalhos relacionados às suas concepções teóricas da história. Operação feita por meio da análise da obra de Giambattista Vico, Scienza Nuova (Nova Ciência), pensador italiano do século XVIII que trabalhou com a construção de uma nova forma de estudar a ciência do homem, em oposição ao método experimentalista de Descartes e Newton. Assim, apresentando uma proposta de análise cultural, de estudos dos povos e costumes. No trabalho, avaliamos a presença de Vico em Michelet, além de considerar de que forma as ideias do pensador italiano constituíram-se no pensamento do historiador francês; hipótese motivada pelo fato de Michelet ter traduzido a obra de Vico para o francês, tendo, portanto, estudado e conhecido extensamente a concepção histórica do italiano.  Também consideramos outros elementos do momento histórico da criação de O Povo, como entendimentos de “povo” do pensamento alemão, o Volksgeist (Espírito do Povo), além de ideias possivelmente românticas e patrióticas, como nas ideias de “França e Anti-França”. Desse modo, revisitando Michelet como mais do que simplesmente um “positivista”, mas um pensador dentro de seu tempo que também foi original e possuiu outros métodos e enfoques que o distanciaram e o tornaram um historiador bastante particular no século XIX.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luís Henrique Alves Cordeiro Martins, Universidade de São Paulo
    Graduando em História pela Universidade de São Paulo
  • Frank Rudiger Lopes, Universidade de São Paulo
    Graduando em História pela Universidade de São Paulo
  • Erick Caixeta Carvalho, Universidade de São Paulo
    Graduando em História pela Universidade de São Paulo
  • Pedro Mitsugui Vidal Yoshimatu, Universidade de São Paulo
    Graduando em História pela Universidade de São Paulo

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Tradução por Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008

ATHERTON, John. “Michelet: Three Conceptions of Historical Becoming”. Studies in Romanticism, Vol. 4, Nº 4 (Verão, 1965), pp. 220-239. Boston University.

BARTHES, Roland. Michelet. Tradução por Richard Howard. Toronto: Collins, 1987.

BERLING, Isaiah. Vico e Herder. Tradução por Juan Antonio Gili Sobrinho. Brasília: Universidade de Brasília, 1982.

HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções: 1789-1848. Tradução por Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

MICHELET, Jules. O Povo (1846). Tradução por Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Martins, L. H. A. C., Lopes, F. R., Carvalho, E. C., & Yoshimatu, P. M. V. (2018). Tradições abandonadas: revisitando “O Povo”, de Jules Michelet. Epígrafe, 5(5), 45-63. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v5i5p45-63