Educação, cidadania e participação político-cidadã no Regime Civil-Militar

Autores

  • Francislaine Soledade Carniel Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v5i5p27-43

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Regime civil-militar, Educação

Resumo

Neste trabalho objetivamos apresentar as concepções de cidadania, de educação e de participação político-cidadã do Regime Civil-Militar instaurado no Brasil entre os anos de 1964 a 1985 através dos ideais inseridos pelos militares no país ao longo dos anos, procurando compreender a conjuntura política nacional e as possíveis interferências ideológicas na educação. Através da metodologia qualitativa de análise documental, pontuaremos alguns aspectos da educação nacional através do discurso do primeiro presidente do Regime civil-militar Humberto de Alencar Castelo Branco e também, as iniciativas políticas educacionais para identificar o intuito do Estado brasileiro que embasavam o controle sobre a população por meio do ideário conservador da “segurança nacional”. pretendemos discutir a construção da cidadania brasileira através dos ideais inseridos pelos militares no Brasil ao longo dos anos, procurando compreender a conjuntura política nacional e as possíveis interferências no campo educacional.

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Biografia do Autor

  • Francislaine Soledade Carniel, Universidade de São Paulo

    Graduada em História pelo Centro Universitário Barão de Mauá.
    Discente do curso de Pedagogia na Universidade de São Paulo - USP. Membro do grupo de pesquisas Estudo da Localidade de Ribeirão Preto - ELO e Vice-presidente da Associação Amigos do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto (AAAPHRP).

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FONTE:

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Publicado

2018-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Carniel, F. S. (2018). Educação, cidadania e participação político-cidadã no Regime Civil-Militar. Epígrafe, 5(5), 27-43. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v5i5p27-43