Para trás e entre transes: o Brasil entre Iracemas e cabras marcados à morte ou sobre uma análise fílmica de obras censuradas no decurso da ditadura militar

Autores

  • Gabriel Bandeira Alexandre Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v9i1p216-248

Palavras-chave:

Censura cinematográfica, Cinema, Ditadura militar

Resumo

A importância do cinema para os estudos históricos foi, e ainda é, objeto de discussão entre os historiadores, especialmente os que o reconhecem como uma fonte histórica. Considerando tal relevância à História, o objetivo deste artigo é realizar uma análise fílmica de obras que foram submetidas ao exame censório no decurso da ditadura militar brasileira, a saber: i) Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha; ii) Iracema, uma Transa Amazônica (1976), de Jorge Bodanzky e Orlando Senna; iii) Pra Frente, Brasil (1982), de Roberto Farias; e iv) Cabra Marcado Para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho. Para tanto, nos baseamos metodologicamente na perspectiva da História Comparada (BLOCH, 1998, p. 111 - 118; BARROS, 2007, 2013, p. 156 - 179), a qual nos permite relacionar as dimensões política, econômica, cultural e social, no contexto da ditadura militar, aos filmes selecionados, destacando as semelhanças e as diferenças entre eles e a sociedade em que estão inseridos. Assim, comparamos as produções fílmicas entre si e o regime ditatorial em questão, permitindo-nos compreender não só os filmes per se, mas também a complexidade da conjuntura durante o pós-1964.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Bandeira Alexandre, Universidade de Pernambuco

    Graduando do curso de Licenciatura em História pela Universidade de Pernambuco.

Referências

Certificado nº A – 13706, de 6 de novembro de 1984. Departamento de Polícia Federal – Divisão de Censura de Diversões Públicas (DPF/DCDP).

Elaboração Portaria de 19 de abril de 1967. Ministério da Justiça e Negócios Interiores – Departamento Federal de Segurança Pública (AN/DF).

Parecer 13408/74, de 4 de março de 1974. Ministério da Justiça – Divisão de Censura de Diversões Públicas. (AN/DF).

Parecer do filme Terra em Transe de 18 de abril de 1967. Ministério da Justiça e Negócios Interiores – Departamento Federal de Segurança Pública (AN/DF).

Portaria nº 16/67, de 19 de abril de 1967. Ministério da Justiça e Negócios Interiores – Departamento Federal de Segurança Pública/Serviço de Censura de Diversões Públicas (NA/DF).

CABRA marcado para morrer. Direção de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: CPC da UNE; MPC; Mapa, 1984.

IRACEMA: uma transa amazônica. Direção de Jorge Bodanzky e Orlando Senna. São Paulo: Stopfilm Ltda.; Jorge Roberto Bodanzky; ZDF, 1974.

PRA FRENTE, Brasil. Direção de Roberto Farias. Rio de Janeiro: Produções Cinematográficas R. F. Farias Ltda.; Embrafilme, 1982.

TERRA em transe. Direção de Glauber Rocha. Rio de Janeiro: Mapa Produções Cinematográficas Ltda, 1967.

DIARIO DE PERNAMBUCO, Recife, n. 79 – ano 139, de 7 de abril de 1964. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/>. Acesso em: 13 out. 2019.

BRASIL. Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968. São mantidas a Constituição de 24 de janeiro de 1967 e as Constituições Estaduais; O Presidente da República poderá decretar a intervenção nos estados e municípios, sem as limitações previstas na Constituição, suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 dez. 1968. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/AIT/ait-05-68.htm>. Acesso em: 13 out. 2019.

BRASIL. Constituição (1967). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1967. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm>. Acesso em: 13 out. 2019.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 27 set. 2019.

BRASIL. Lei nº 5.536, de 21 de novembro de 1968. Dispõe sobre a censura de obras teatrais e cinematográficas, cria o Conselho Superior de Censura, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 nov. 1968. Seção 1. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5536-21-novembro-1968-357799-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 28 jul. 2019.

ALBIN, Ricardo Cravo. Driblando a censura: de como o cutelo vil incidiu na cultura. Rio de Janeiro: Gryphus, 2002.

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BARROS, José D’Assunção. História Comparada – da contribuição de Marc Bloch à constituição de um moderno campo historiográfico. História Social, Campinas – SP, nº 13, p. 7-21, 2007.

BARROS, José D’Assunção. Posfácio – ao lado da História Comparada: Histórias Interconectadas, Histórias Cruzadas e outras histórias. In: ALVES, Gracilda; LAPSKY, Igor; SCHURSTER, Karl (Orgs.). História comparada: debates teóricos e metodológicos. Recife: Edupe, Editora da Universidade de Pernambuco, 2013. p. 156-179.

BERG, Creuza de Oliveira. Mecanismos do silêncio: expressões artísticas e censura no regime militar (1964-1984). São Carlos: EdUFSCar, 2002.

BLOCH, Marc. Comparação. In: BLOCH, Marc. História e Historiadores. Lisboa: Teorema, 1998. p. 111-118.

BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

BRESCIANI, Stella. Prefácio: Um tema difícil, uma reflexão ousada. In: KUSHNIR, Beatriz. Cães de guarda: Jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004. p. 11-14.

COIMBRA, Marcos da Silva; COUTINHO, Eduardo de Faria. Do livro ao filme: uma trajetória de Iracema. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 13, n. 1, p. 89-101, jan./jul. 2009.

DIAS JUNIOR, J. E. S. IRACEMA UMA TRANSAMAZÔNICA: O Filme como História, In: XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento Histórico e Diálogo Social, 2013, Natal – RN. Conhecimento Histórico e Diálogo Social, v. 1, 2013, p. 1-15.

DREIFUSS, René Armand. 1964: a conquista do Estado: Ação Política, Poder e Golpe de Classe. Petrópolis: Vozes, 1981.

FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FICO, Carlos. O golpe de 64: momentos decisivos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

GASPARI, Elio. A ditadura derrotada. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014a.

GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014b.

GASPARI, Elio. A ditadura escancarada. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014c.

GOTTWALD JUNIOR, Luis Alberto. A desconstrução do mito da Transamazônica a partir da ótica cinematográfica: tradições intelectuais e representações de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, no filme Iracema: Uma Transa Amazônica. 161f. Dissertação (Mestrado em História, Cultura e Identidades) – Universidade Estadual De Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

GUEDES, Wallace Andrioli. Política como produto: Pra frente Brasil e o cinema de Roberto Farias. 317f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Departamento de História, 2016.

HARRIS, Hugo de Almeida. Cabra marcado para morrer: mosaico de fragmentos no documentário de Eduardo Coutinho. 110f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Edições 70, Lda, 2007.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.

KUSHNIR, Beatriz. Cães de guarda: Jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

LUCAS, Meize Regina de Lucena. A tessitura dos fios de Ariadne: arquivo e censura cinematográfica no Brasil. Antíteses, Londrina, v.8, n. 15, p. 134-153, jan./jun. 2015a.

LUCAS, Meize Regina de Lucena. Cinema e censura no Brasil: uma discussão conceitual para além da ditadura. Projeto História, São Paulo, n. 52, p. 220-244, jan.-abr. 2015b.

LUCAS, Meize Regina de Lucena. Usos do passado: entre a censura e a representação no cinema brasileiro. Revista Em Perspectiva, v. 1, n. 1, p. 7-26, 2015c.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: n-1 edições, 2018.

NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2017.

NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: a história depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008. p. 235-289.

PADULA LAMAS, C. T.; REIS JUNIOR, A.; História, Cinema e Censura: Silenciamentos e resistência em Pra frente Brasil, de Roberto Farias. Lumina, Juiz de Fora, v. 8, n. 2, p. 1-24, 27 jan. 2015.

PINTO, Leonor E. Souza. (Des)caminhos da censura no cinema brasileiro: os anos de ditadura. 2005. Disponível em: <http://www.memoriacinebr.com.br/Textos/Des_caminhos_da_censura.pdf>. Acesso em: jul. 2019.

PINTO, Leonor E. Souza. Memória da Censura no Cinema Brasileiro: 1964-1988. Disponível em: <http://memoriacinebr.com.br/>. Acesso em: 2018.

PINTO, Leonor E. Souza. O cinema brasileiro face à censura imposta pelo regime militar no Brasil – 1964/1988. 2006. Disponível em: <http://www.memoriacinebr.com.br/textos/o_cinema_brasileiro_face_a_censura.pdf>. Acesso em: jul. 2019.

QUEIROZ, Anne Lee Fares de. Cabra marcado para morrer: da história do cabra à história do filme. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP, 2005.

RIDENTI, Marcelo. Cultura. In: REIS, Daniel Aarão (Coordenação). Modernização, ditadura e democracia: 1964-2010. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014. p. 233-283.

ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra/Embrafilme, 1981.

ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes, os filmes na história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

SILVA, Kalina Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009.

SIMÕES, Inimá. Roteiro da Intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 1999.

SKIDMORE, Thomas E. Brasil: de Castelo a Tancredo, 1964-1985. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

STOPPINO, Mario. Violência. In: BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998. p. 1291-1298.

VIANA, Irma. Arte política e a tarefa do intelectual em Terra em Transe. Baleia na Rede, vol. 1, nº 8, ano VIII, p. 1-14, dez/2011.

XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alexandre, G. B. (2020). Para trás e entre transes: o Brasil entre Iracemas e cabras marcados à morte ou sobre uma análise fílmica de obras censuradas no decurso da ditadura militar. Epígrafe, 9(1), 216-248. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v9i1p216-248