A erótica de Utagawa Kunisada e a cultura das quatro estações

Autores

  • Giovanna Maia Tavares de Almeida Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v9i1p289-317

Palavras-chave:

Arte japonesa, História da arte, Período Edo, Shunga, Ukiyo-e

Resumo

Dentre as diversas produções artísticas no Japão do período Edo (1603 - 1868) e inseridas no grande gênero ukiyo - e, as “imagens do mundo flutuante”, nota-se uma significativa produção de estampas xilográficas e pinturas que contêm material sexualmente explícito ou implícito, as chamadas shunga – em tradução literal, “imagens de primavera”, sendo “primavera” uma referência para a atividade sexual. Tais gravuras frequentemente faziam referências a elementos tidos como clássicos dentro da cultura japonesa, em adaptações de narrativas e poemas canônicos para criar uma ambientação visual neste gênero de arte erótica. Dentre esses elementos clássicos, nota-se uma constante representação a respeito das mudanças sazonais em exaltações às quatro estações; nesse sentido, o presente artigo pretende analisar quatro estampas de Utagawa Kunisada (1786 - 1865) da obra “Contemplação das Quatro Estações do Amor”, produzidas entre 1827 e 1829. Por meio de uma análise iconográfica aliada à bibliografia sobre o tema, pretende-se investigar as estratégias do pintor em elaborar uma ambientação visual concentrada nos elementos que compõem a temática erótica bem como as referências às mudanças sazonais.

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Biografia do Autor

Giovanna Maia Tavares de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Aluna de Iniciação Científica, sob orientação da Profª. Drª. Patrícia Dalcanale Meneses. É membro do Grupo de Estudos Okinawanos da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2020-08-10

Como Citar

Almeida, G. M. T. de. (2020). A erótica de Utagawa Kunisada e a cultura das quatro estações. Epígrafe, 9(1), 289-317. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v9i1p289-317

Edição

Seção

Artigos