O fazer História pela memória na Península Ibérica dos séculos V e VI
PINHEIRO-JONES, Rossana. Escrever história e cultivar a memória cristã: sobre a cristianização da Península Ibérica nos séculos V e VI. 1ª Curitiba. Editora Appris, 2019. 281p.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p569-582Palavras-chave:
Península Ibérica, Cristianismo, História medieval, MemóriaResumo
A resenha trata sobre o fazer História, baseando-se na obra Escrever história e cultivar a memória cristã: sobre a cristianização da Península Ibérica nos séculos V e VI, em que Rossana Pinheiro-Jones trata de duas questões fundamentais para todo historiador e, por conseguinte, para toda historiografia: a escrita e a memória.
Downloads
Referências
BLOCKMANS, Wim; HOPPENBROUWERS, Peter. Introdução à Europa Medieval. Rio de Janeiro: Forense, 2012.
BROWN, Peter. A ascensão do Cristianismo no Ocidente. Lisboa: Editorial Presença, 1999.
CALAZANS, Jaqueline de. As Dissidências cristãs e os campos político e religioso: um estudo comparativo do combate ao priscilianismo na Península Ibérica nos séculos IV e VI. 2014. 185f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em História Comparada - Instituto de História - Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro.
FENTRESS, James; WICKHAM, Chris. A memória social. Lisboa: Teorema, 1992.
GOMES, Francisco José Silva. A Cristandade medieval entre o mito e a utopia. Topoi, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 221, Dec. 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-101X003005009.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Rio de Janeiro: Vértice, 1990.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.
MARKUS, Robert A. “Conversão e Incerteza”. In: O fim do cristianismo antigo. São Paulo: Paulus, 1997. Tradução: João Rezende Costa, Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/hist_discip_grad/fim_do_cristianismo_antigo_markus.pdf.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, 10, pp. 7-28, dez. 1993.
SOUTO, Leandro Nazareth. Aspectos escatológicos no pensamento de Orígenes de Alexandria. 79f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia.
WOOLF, Virginia. Orlando: uma biografia. Trad. Jorio Dauster. São Paulo: Penguin Classics. Companhia das Letras, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Julio Cesar Aquino Teles Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.