Getúlio Vargas: A imagem do mito político

Autores

  • Alice Jungblut Braun Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Geovana Klaus Magalhães Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p218-246

Palavras-chave:

Getúlio Vargas, Imagem, Imprensa, Mito, Propaganda

Resumo

Sabendo que Vargas se dedicou a construir a própria imagem pública, é objetivo do presente trabalho estudar, utilizando fontes jornalísticas e propagandísticas, a imagem que este pretendia alcançar perante a população, as contradições que se fizeram ao longo da construção desta imagem e sua permanência na história. Para tanto, trabalhar-se-á a elaboração dessa imagem/figura durante as fases de Vargas na presidência, especialmente por meio dos aparatos como o Departamento de Imprensa e Propaganda e, mais tarde, da Agência Nacional. Com o uso das mais variadas plataformas e apesar de todas as contradições, Vargas tornou-se o primeiro presidente a possuir um legado memorável e é lembrado até a atualidade como um dos grandes políticos brasileiros. Muito bem sucedido na construção de sua imagem e como um mito político, contou com suporte da propaganda governamental e incluiu a população receptora. Primeiro aproximando-se da população, se autodeclarando “Pai dos Pobres”, depois como a solução perfeita para o Brasil e, por fim, “saindo da vida para entrar na história”, Vargas construiu sua imagem e legado. A complexidade e ambiguidade garantem a Vargas a sua força de permanência e o fazem um grande mito.

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Imagens

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Braun, A. J. ., & Magalhães, G. K. (2021). Getúlio Vargas: A imagem do mito político. Epígrafe, 10(1), 218-246. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p218-246