Cinema, memória e neoliberalismo: a representação da Argentina contemporânea no filme “Los Muertos” (2004)

Autores

  • Lucas Lourenço Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v11i1p204-223

Palavras-chave:

Argentina contemporânea, Neoliberalismo, Novo Cinema Argentino, Memória coletiva

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o modo como o filme "Los Muertos" (2004), de Lisandro Alonso, se insere no processo de construção de uma memória coletiva acerca da crise argentina na virada do século XXI provocada pelas transformações neoliberais durante o governo de Carlos Menem entre 1989 e 1999. Para isso, pretende-se traçar uma reconstituição histórica do período neoliberal na Argentina nos anos 1990, onde se deu uma renovação cinematográfica promovida pelo Novo Cinema Argentino - na qual se encontra o filme de Alonso -, responsável por retratar nas telas as consequências sociais trazidas pelo neoliberalismo.

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Publicado

2022-10-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cinema, memória e neoliberalismo: a representação da Argentina contemporânea no filme “Los Muertos” (2004). (2022). Epígrafe, 11(1), 204-223. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v11i1p204-223