Thomas Paine e a independência das 13 colônias: uma análise de Common Sense
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v11i1p470-485Palavras-chave:
Thomas Paine, Common Sense, founding fathers, Independência das 13 colôniasResumo
Thomas Paine (1737 – 1809) teve um importante papel na independência dos Estados Unidos, seu panfleto Common Sense (1776) foi um dos mais populares do período e apresentou uma defesa sólida da necessidade da independência, causando grande impacto na sociedade norte americana. Contudo, Thomas Paine nunca recebeu o mesmo reconhecimento que os outros líderes da independência, conhecidos como “founding fathers” e suas obras são ainda pouco exploradas pela historiografia. Sendo assim, buscaremos lançar neste artigo um olhar para Common Sense, objetivando analisar sua argumentação e a sua importância para a independência das 13 colônias, além de efetuarmos algumas considerações sobre os possíveis motivos para o não reconhecimento de Paine. Para a análise do panfleto nos pautaremos primeiramente nas características deste gênero literário e a sua importância em contextos revolucionários e, posteriormente, analisaremos cada capítulo da obra, buscando compreendê-la, dentro de seu contexto histórico.
Downloads
Referências
BAILYN, Bernard. The ideological Origins of the American Revolution. Estados Unidos, Belknap Press,1992.
CARVALHO, Daniel Gomes e FLORENZANO, Modesto. A (des)fortuna de Thomas Paine: um problema histórico e historiográfico. Niterói: Tempo [online]. Vol. 25, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tem/v25n2/1980-542X-tem-25-02-320.pdf. Acesso em 28/11/2020.
CARVALHO, Daniel Gomes. O pensamento radical de Thomas Paine (1793-1797): artífice e obra da Revolução Francesa. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de São Paulo. São Paulo, 2017.
FLORENZANO, Modesto. Thomas Paine revisitado. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/florenzanothomaspaine.pdf. Acesso em 28/11/2020.
KARNAL, Leandro. Estados Unidos: a formação da nação. São Paulo: Contexto, 2017.
MAAMARI, Adriana Mattar. A república e a democracia em Thomas Paine. Tese (Doutorado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de São Paulo. São Paulo, 2007.
PAINE, Thomas, Senso Comum. São Paulo: Martin Claret, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniele de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.