Marc Ferrez e as fotografias da cafeicultura do Vale do Paraíba: identidade nacional e produção no Brasil no fim do Segundo Império

Autores

  • Luis Vieira Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v2i2p137-151

Palavras-chave:

Escravidão, Vale do Paraíba, Café, Fotografia, Império

Resumo

O presente trabalho se debruça sobre parte da prolífica obra fotográfica de Marc Ferrez, profissional condecorado com o título de Fotógrafo da Marinha Imperial, objetivando o uso de fontes visuais no aprofundamento do estudo do processo da Segunda Escravidão na produção cafeeira do Vale do Paraíba. Utilizando uma metodologia que consiste no cruzamento entre as imagens, suas respectivas análises, e a historiografia disponível sobre o assunto, buscamos uma dimensão de concretude para as informações obtidas, (re)inserindo-as em seu próprio contexto de produção. Dessa forma, atenta-se para a correlação indissociável entre a incidência de fenômenos típicos dessa reorganização do trabalho escravo, tais como a disposição e a disciplina de trabalho impressas no espaço da fazenda e um projeto mais amplo que percorre todo o período do Segundo Império, referente à construção de uma identidade nacional preferencialmente atrelada à identidade de classe dos cafeicultores do Vale, base de sustentação imperial. 

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Biografia do Autor

  • Luis Vieira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Graduando em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

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Publicado

2015-09-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Marc Ferrez e as fotografias da cafeicultura do Vale do Paraíba: identidade nacional e produção no Brasil no fim do Segundo Império. (2015). Epígrafe, 2(2), 137-151. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v2i2p137-151