Edição Atual
O novo número dos Cadernos Espinosanos é uma celebração dos 30 anos de atividades do Grupo de Estudos Espinosanos da USP, no seio do qual nasceu e até hoje é realizada nossa publicação. Para comemorar o fato, preparamos uma seção de entrevistas com os membros fundadores do grupo e outros personagens relevantes da sua história, de modo a reconstruir o percurso desse que é um dos mais profícuos espaços de reflexão e formação sobre filo-sofia moderna no Brasil. Ao final das entrevistas, temos uma cronologia dos principais eventos da história do grupo, os quais foram mencionados e dis-cutidos em mais detalhe pelos entrevistados.
Na seção de artigos, temos preciosos trabalhos sobre o filósofo que dá nome à publicação, incluindo temas como a concepção de verdade, a imagi-nação, a natureza humana, a forma do corpo político e um belo ensaio sobre as relações de Virginia Woolf com o pensamento espinosano. Acrescentem-se a isso robustos estudos sobre as relações entre Pascal e Kant, as fontes da moral cartesiana e a moralidade em Hobbes sob as lentes de Strauss e Oakeshott. Para arrematar, temos a tradução de um importante opúsculo de Hobbes sobre as heresias, uma resenha e nossas notícias.
Pouco antes do fechamento deste número, tivemos a triste notícia do falecimento de Zenkiti Itokazu, pai de nossa amiga querida e uma das fun-dadoras do nosso Grupo de Estudos, Ericka Itokazu. Foi na escola do Mestre Zenkiti, Centro de Educação Vivencial Mater et Magistra, que se deram as primeiras reuniões dos espinosanos da USP, dando a esse grande professor um papel importante em nossa pequena história. Por isso dedicamos a ele este número tão especial da revista.
Boa leitura!
Edição completa
Artigos
Cadernos Espinosanos: estudos sobre o século XVII