MARILENA CHAUI E AS ARTES: HÉLIO OITICICA, ESPINOSA, MILES DAVIS E A VOZ DE UM TROVÃO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2017.132675Palavras-chave:
Marilena Chaui, artes, Nervura do Real, literatura, retórica seiscentista, ensino de filosofiaResumo
O artigo procura considerar a fecundidade da ideia de arte e da própria criação artística no interior da prática filosófica de Marilena Chaui a partir de quatro pontos: i - a defesa de uma estética que não seja meramente pautada pelo julgamento de gosto e pela experiência do belo, mas por relações ativas entre arte, vida, crítica e engajamento social; ii - um parêntese de uma história pessoal que entrelaça política, ensino e literatura; iii - uma análise da escrita não apenas filosófica, mas literária da autora, em uma comparação à própria escrita de Espinosa; iv - a importância da voz e da criação no ensino de filosofia de Chaui.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-05-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows to share the work with an acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take on additional contracts separately, to non-exclusive distribution of the article published in this journal (ex.: to publish in institutional repository or as part of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Como Citar
Xavier, H. P. (2017). MARILENA CHAUI E AS ARTES: HÉLIO OITICICA, ESPINOSA, MILES DAVIS E A VOZ DE UM TROVÃO. Cadernos Espinosanos, 36, 179-197. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2017.132675