ÉTICA ESPINOSANA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Homero Santiago Universidade de São Paulo
  • Fernando Bonadia de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2020.166250

Palavras-chave:

Espinosa, Ética, Educação, Servidão, Devir Ativo

Resumo

O objetivo do texto é apresentar o interesse e algumas possibilidades do diálogo entre a ética espinosana e a filosofia da educação. Para tanto, propõe-se uma apresentação da filosofia espinosana com ênfase em certos aspectos que possam ser úteis ao estabelecimento desse diálogo, por exemplo o lugar privilegiado da figura da criança em algumas passagens da Ética. Por fim, trata-se de sugerir uma articulação entre o conceito espinosano de alegria e a prática pedagógica, discutindo o problema central do devir ativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Santiago, H., & Oliveira, F. B. de. (2020). ÉTICA ESPINOSANA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. Cadernos Espinosanos, 43, 15-53. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2020.166250