Sintomas do Porvir: o Compendium Musicae de Descartes entre o Renascimento e o Barroco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2022.195716

Palavras-chave:

Descartes, Música, Método, Revolução Científica, Renascimento, Barroco

Resumo

O artigo visa estabelecer uma interpretação das ideias apresentadas por Descartes em seu Compendium Musicae como expressivas da transição entre os períodos renascentista e barroco na música. Parte-se de uma análise comparativa da música desses dois períodos, assim como de algumas ideias filosóficas e científicas que circundaram a transição entre eles, e busca-se identificar ideias vinculadas a ambos no Compendium. De acordo com os resultados dessa análise, argumenta-se que, se do ponto de vista da teoria e da prática musical, a obra se encontra ainda vinculada ao estilo renascentista, no que diz respeito ao fundo filosófico e científico, ela apresenta ideias comumente associadas ao Barroco.

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Biografia do Autor

  • Fabrício Pires Fortes, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor em filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador Colaborador na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como Professor Auxiliar na UFBA e na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Chapecó) e realizou estágio de pós-doutorado junto ao Institut d'Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques (IHPST, Université Paris 1).

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fortes, F. P. (2022). Sintomas do Porvir: o Compendium Musicae de Descartes entre o Renascimento e o Barroco. Cadernos Espinosanos, 47, 85-112. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2022.195716