O Leibniz dionisíaco de Gilles Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2024.223832Palavras-chave:
Razão suficiente, Fundamento, Vontade de potência, Acontecimento, Filosofia da diferençaResumo
A interpretação deleuziana de Leibniz, mais conhecida pelo seu comentário a este em A Dobra (1995), tem suas principais premissas já delineadas em Diferença e Repetição (1968). Visando constituir uma filosofia da diferença, Deleuze questiona a fundamentação do Princípio de Razão Suficiente sobre o Princípio de Identidade. Isso leva a uma interpretação bastante heterodoxa de Leibniz que aparenta este a Nietzsche. Leibniz aparece como o pensador dionisíaco e obscuro de um racionalismo sui generis. Visamos explicar essa interpretação a partir da compreensão do projeto da filosofia da diferencia como a exigência de uma crítica radical do fundamento que conduz a um ao afundamento universal, à desrazão, ao sem-fundo. Neste quadro, torna-se necessário compreender a afinidade entre Leibniz e Nietzsche, sendo este aquele em que Deleuze encontra a “verdadeira razão suficiente”.
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