Cartas de Espinosa a Hudde

Autores

  • Samuel Thimounier

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2014.88395

Palavras-chave:

Spinoza, Correspondência, Hudde

Resumo

A correspondência entre Spinoza e Johannes Hudde (1628-1704) é, na verdade, um conjunto de três epístolas, todas de autoria de Spinoza. Os escritos originais em holandês se perderam e os únicos existentes são as versiones latinas (provavelmente, feitas pelo próprio Spinoza) que constam nas Opera Posthuma (OP), da qual foram retraduzidas para o holandês a fim de compor os Nagelate Schriften (NS). 

O texto latino oferecido e sobre o qual nos valemos foi o da edição crítica de Carl Gebhardt. Dentre as traduções usadas como instrumentos de cotejo destacam-se a espanhola de Atilano Domínguez e a inglesa de Samuel Shirley. A intenção é, pois, oferecer ao leitor um documento de primeira ordem, tentando-se, quanto possível, conciliar a fidelidade às construções latinas, a nomenclatura conceitual da filosofia de Spinoza e uma leitura mais próxima do português do Brasil contemporâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Samuel Thimounier

    Graduado em Filosofia pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro - FSB/RJ e em Engenharia de Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia - IME.

Downloads

Publicado

2015-06-09

Edição

Seção

Tradução

Como Citar